sábado, junho 13, 2009

Filmes confusos

Hoje vi pra vender o DVD do filme "Depois Daquele Beijo", mais conhecido por seu título original, "Blow Up". Minha esperança era de encontrar nos extras uma explicação do enredo. Como não tinha, deixei de comprar, pois ia continuar não entendendo. Podem me chamar de burro. É porque não me viram ainda assistindo a peça de teatro. Se o mesmo ator faz mais de um papel, tem que ter alguém pra me explicar isso. Fico bem perdido. E se tem flashbacks, então, deixa pra lá. Aí mesmo é que não entendo nada.

Mas não estou sozinho. Desde os anos 80 circula entre os Beatlemaníacos cópias em vídeo do filme "Magical Mystery Tour" em inglês, sem legendas. Um dia apareceu uma edição legendada. Um amigo meu assistiu e se decepcionou: entendeu menos ainda. Aliás, essa confusa empreitada dos Beatles é o exemplo perfeito do que pode acontecer quando se tenta fazer um filme sem roteiro. Lembro também de meu ex-cunhado dizendo que não tinha entendido "2001 Uma Odisséia no Espaço" "porque perdeu um pedaço do início". Achou que, revendo o filme desde o começo, entenderia. Depois não perguntei mais, mas dizem que só lendo o livro para entender.

Eu já fui bem mais desligado para filmes, mas alguns ainda conseguem me enrolar. Gosto de enredos inteligentes e personagens bem montados, mas não me obriguem a decifrar enigmas muito profundos ou esotéricos. Não é isso que eu espero do bom cinema.