sexta-feira, junho 05, 2009

Comentário recebido

Nesta semana a nutricionista Maithê Pires postou o seguinte comentário ao meu texto "Refrigerantes light":

Olá, Emílio, quero elogiar sua matéria, pois ficou bem escrita e está supercorreta com relação a essa confusão que a indústria criou sobre light, diet e zero. Sou nutricionista há sete anos e sempre tenho que explicar isso aos meus pacientes. Mas tenho que ressaltar uma "inverdade" com relação ao ganho de peso, pois apesar de eles não conterem açúcar em sua composição, ajudam muito a dilatar o estômago - um orgão elástico (principalmente se tomados com refeições e os lights e zero, na minha opinião, parecem ser mais gasosos ainda). Ou seja, você ingere uma quantidade cada vez maior de alimentos pois "cabe" mais comida e, consequentemente, o peso aumenta. Bom, fica aí meu recado e minha recomendação - evite nas refeições pelo menos, OK?

Não prometo que vou conseguir, Maithê, mas obrigado pela mensagem. Eu fico feliz quando algum texto meu é endossado por gente com conhecimento de causa, como foi o caso aqui. Eu posso errar como qualquer um e até já errei, mas procuro escrever com coerência e embasamento. Juntando um pouco de experiência com raciocínio lógico - e, se necessário, alguma pesquisa - é possível dizer as coisas como são e não como gostaríamos que elas fossem. Já vi muita gente me contestar sem base nenhuma, apenas porque não gostou do que eu escrevi. Aí não dá pra levar a sério.

Já houve outros comentários gratificantes. Certa vez contei a história de um grupo musical aqui de Porto Alegre. Um de seus ex-integrantes descobriu o texto e comentou:

Oi, Emílio. Fiquei impressionado com a verdade de toda a estorinha que tu contaste, coisa rara em textos de jornalismo...

Elogios assim compensam com juros as mensagens grosseiras e "sem noção" que chegam aqui de vez em quando.