sexta-feira, abril 18, 2008

Gibi dos Beatles

Meu primeiro contato com a história dos Beatles foi em um gibi lançado em 1966 pela editora O Cruzeiro, a mesma que publicava Bolinha, Luluzinha, Manda Chuva e outros de saudosa memória. Na verdade a revista foi comprada por um amigo da família que fazia faculdade em Porto Alegre e ficava hospedado em nossa casa. Ele viria a falecer pouco depois da formatura, num acidente, logo no começo de minha redescoberta dos Beatles. Ele era fã dos Bee Gees também e nem chegou a conhecer a fase "disco music" do grupo. Herdei dele o raríssimo LP "Massachussets", com lista de faixas compilada especialmente para o Brasil. Às vezes fico pensando em quantas conversas ainda viríamos a ter sobre música se ele não tivesse partido tão cedo.

Essa história em quadrinhos foi publicada nos Estados Unidos pela editora Dell. Vi o gibi original para vender em Nova York em 1990 por 50 dólares, na loja "It's Only Rock and Roll", do Village. Esse que aparece acima não é o que eu tinha. Aquele ficou sem capa com o tempo, depois extraviou-se. Consegui outro pela Estante Virtual a preço bem acessível. Os desenhos são de Joe Sinnot, mais conhecido por seu trabalho com o Thor e outros personagens da Marvel. Quanto ao enredo, é obvio que algumas passagens foram romanceadas. Hoje todos sabem que John Lennon só casou porque sua namorada, Cynthia, estava grávida. Já o gibi conta uma história bem mais romântica. Vejam aqui John em Hamburgo, com saudade da namorada:
Já o casamento é ainda mais fantasioso. John e Cynthia aparecem na igreja:
A cena verdadeira foi desenhada pela própria Cynthia e publicada em seus dois livros, "A Twist of Lennon" e "John". A cerimônia foi num cartório, apenas com os padrinhos, além de Paul e George. Do lado de fora, o ruído de uma britadeira abafava os votos do casal:

Alguns episódios contados no gibi, não vi confirmados nos diversos livros que já li sobre os Beatles. Por exemplo: em um dos shows, o grupo teria deixado o disco "Twist and Shout" tocando enquanto os quatro fugiam com barbas postiças. No show seguinte, George Harrison teria esquecido de tirar a barba ao entrar no palco. A partir de então, todos os jovens de barba se tornaram suspeitos de ser Beatles disfarçados. A saída de Pete Best não é explicada, simplesmente Ringo surge em seu lugar na hora de gravar "Love Me Do". E a música informada como constando no lado B do compacto é "Please Please Me" (foi na verdade "P.S. I Love You"). Na época, essa era a versão da biografia dos Beatles que se divulgava na maioria das revistas "teen". Brian Epstein é um dos personagens principais da história, mas George Martin não aparece. Eu teria curiosidade de ler outro gibi dos Beatles que foi publicado nos anos 70 pela Marvel. Esse, que eu saiba, não teve tradução no Brasil.