domingo, abril 13, 2008

Manipulação de informações

Para entender melhor por que digo que não tem nem graça passar Primeiro de Abril em internauta, vejam este caso. No dia 15 de março de 1994, o Jornal Nacional divulgou um direito de resposta do então Governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, que foi lido por Cid Moreira. Vejam o vídeo no YouTube:



Pois bem: alguém pegou essa gravação, editou-a, removendo os trechos que identificavam Leonel Brizola, e acrescentou "esclarecimentos" no começo, dando a entender que foi o próprio Cid Moreira o autor da mensagem, desabafando contra a empresa que o emprega. "Sabendo que estava prestes a deixar a bancada do Jornal Nacional, Cid Moreira resolveu desabafar. A Globo o tirou do ar, logo após as primeiras palavras. Veja na ÍNTEGRA o desabafo de CID MOREIRO (sic) no JN. As imagens foram cedidas por um editor da Rede Globo."



Agora cliquem aqui para acessar o site do YouTube e ver a quantidade enorme de mensagens parabenizando Cid Moreira por sua atitude. "Virei fã dele. Mostrou coragem, seriedade, honra."

Como já disse uma vez aqui no blog, eu ainda vou dar um jeito de ficar rico com essa credulidade inesgotável de nossos internautas...