quarta-feira, outubro 03, 2007

Raridades

Hoje dei uma passada na Feira do Gibi, no Mercado Público de Porto Alegre, e acabei encontrando uma revista sobre cinema. Não localizei o ano dessa Cinelândia mas, pela lógica, deve ser de 1965. Hoje todo o Beatlemaníaco que se preze sabe que o filme "Help!", dos Beatles, foi premiado no Festival Internacional do Filme no Rio de Janeiro. A curiosidade é que essa revista foi publicada antes da competição, quando inclusive alguns filmes ainda estavam sendo inscritos de última hora. É uma edição bem feita, dedicando uma página a cada produção concorrente. O filme dos Beatles ainda nem havia sido exibido e seu enredo era um mistério. O texto diz:

Embora o argumento de Help! seja mantido em absoluto sigilo, sabe-se que a idéia original é de Marc Behm, autor de Charada
. Ao que parece, a fita não tem propriamente uma história; existe apenas uma série de incidentes cômicos que só adquirem sua significação quando vistos na tela. Postos no papel perdem toda a sua graça. O ponto de partida é o seguinte: um dos Beatles (Ringo) é procurado por uma seita de religiosos orientais, fanáticos, que pretendem sacrificá-lo a um deus pagão. Os quatro rapazes passam o filme todo correndo, e na sua trajetória há coisas surpreendentes; uma delas é que eles encontram um homem comendo um tigre.

Hoje que conhecemos o roteiro praticamente de cor, alguns dos trechos acima causam riso. O filme dos Beatles que "não tem propriamente uma história" é o primeiro, "Os Reis do Ié Ié Ié". "Help!" tem enredo, sim, por mais implausível que seja. "Os quatro rapazes passam o filme todo correndo..."? Talvez seja um erro de tradução: fugindo é a palavra. Agora, a afirmação de que os "incidentes cômicos (...) postos no papel, perdem sua graça" me fez lembrar de outra raridade que consegui recentemente, esta via Estante Virtual:

Aí está o roteiro de "Help!" devidamente romanceado e reduzido a um texto, completamente fora da tela. Enfim, o redator de "Cinelândia" tentou escrever sobre o que não conhecia e o resultado foi a "sopa de pedra" que se viu acima. Mas a revista é muito interessante como documento histórico.