terça-feira, setembro 25, 2007

Papos diversos

Deixa eu ver se entendi: em 2005 foram descobertas falcatruas no Campeonato Brasileiro e vários jogos foram anulados. As partidas em questão foram disputadas novamente. Agora revela-se que, em um dos jogos ocorridos em substituição, houve novo cambalacho. É isso? Se for, sinto muito: sou colorado, mas não vejo como tentar "limpar" retroativamente tanta sujeira para então dar o título ao Inter. O campeonato daquele ano já está irreversivelmente maculado. Agora, é claro que o Inter deve lutar por seus direitos e buscar reparação dos danos. Mas o título está perdido.
- * -
O proprietário do Yogurte Caseiro Gaúcho, João Luiz Michalski, leu este texto do blog e me enviou um e-mail bastante simpático, agradecendo a citação. Disse também que o jingle que rodava nos anos 70 e 80, que lembrei em meu comentário, foi composto por Hique Gomez, o "Kraunus Sang" do show "Tangos e Tragédias". Deve ter sido na época em que fazia parte da dupla "Luiz Henrique e Sá Brito" no show "Cantarolar". Em 1982 ele cantava sozinho na noite. "Seduzir", de Djavan, fazia parte do seu repertório.
- * -
Desta vez não é alarme falso: Lucio Haeser entregou mesmo o texto pronto de seu livro sobre a Rádio Continental de Porto Alegre dos anos 70, freqüência 1120 AM, para a editora revisar. A notícia ruim é que os exemplares não ficarão prontos a tempo para lançamento na Feira do Livro. É mesmo um desperdício, já que o livro de Lucio era forte candidato ao posto de mais vendido, nem que fosse na categoria não-ficção. Mas assim ele ganhou mais tempo para preparar o CD que acompanha a edição. Será um belo presente de Natal. O nome mudou de novo: agora passou a ser "Continental: a Rádio Rebelde de Roberto Marinho". Não houve qualquer tipo de censura por parte da editora ou de quem quer que seja: simplesmente Lucio achou que o adjetivo "subversiva" estava muito pesado. Em outubro será lançado o site promocional do livro, com endereço ainda a confirmar (o nome de domínio anterior, "naportoalegre", provavelmente será alterado).
- * -
E por falar em livro, outro que também prepara sua obra é o músico Rogério Ratner. Ele vai enfocar a música de Porto Alegre dos anos 60 e 70 e já vem pesquisando o tema há vários meses. Anteontem ele enviou um texto de cerca de 30 páginas a e-mails selecionados com o título de "O Tropicalismo Gaúcho". Parece ser um trabalho com amplo embasamento teórico, quase uma tese. Quem quiser receber uma cópia, escreva para ele no e-mail ratner@trt4.gov.br. Ele apenas avisa: "A publicação fica já autorizada, desde que creditada ao autor." Ele agradece também a quem apontar correções, lembrando sempre que o objetivo dele é homenagear os colegas músicos.
P.S.: O texto do Rogério pode ser lido na íntegra aqui.