terça-feira, agosto 22, 2006

A volta do moderador fantasma

Lembram do moderador fantasma? Aquele que se apoderou de mais de 70 comunidades do Orkut, depois sumiu? Pois bem: ele voltou. Não se sabe se é a mesma pessoa ou outra que conseguiu tomar o seu perfil. Faz tempo que venho acompanhando o mural dele, como já comentei aqui. De repente, começaram a aparecer respostas de gente que foi convidada para ser seu amigo. A maioria perguntava "quem é você?', outros apenas diziam que não podiam adicionar quem não conheciam. Epa! – pensei. Ele está de volta! Será que vai tomar alguma providência?

Bem, tomar ele até tomou. Mas não a esperada. Entre suas mais de 70 comunidades, havia uma do Inter e outra do Grêmio. A do Grêmio era pequena e não causava maiores problemas, mas a do Inter estava um caos. Todos os dias apareciam colorados no mural do moderador implorando para que expulsasse os baderneiros. Também havia muitas reclamações vindas das comunidades de Renato Russo e Death Metal. De repente, sabe-se lá como, o moderador fantasma assumiu uma nova comunidade do Grêmio, essa realmente ativa, com mais de 152 mil membros (vejam
aqui). E nessa ele entrou rachando: implementou novas regras que, na prática, significam que ele vai banir qualquer um que não lhe agradar. Ditadura total. E como muitos já foram expulsos, em um dia os gremistas dessa comunidade já articularam uma movimentação muito maior contra o moderador do que os "gatos pingados" vinham tentando fazer nos meses anteriores. Antes a omissão dele causava reações variadas e incertas. Agora ele mexeu num vespeiro.

Alguns podem achar que é uma medida necessária, pois talvez a comunidade estivesse precisando de linha dura. Há quem ainda tente, diplomaticamente, pedir para ser readmitido. Mas é perda de tempo. Se ele estivesse bem intencionado, estaria atuando também nas outras comunidades que estão bagunçadas. Mas não, ele só quer incomodar, mesmo. Logo ele que andava quieto, agora se manifesta a torto e a direito com mensagens ameaçadoras. Ele escreve bem em português, mas não é brasileiro, pois já deixou escapar um "cabeza" e usa expressões estranhas como "ficar banido". Inclusive, em uma das postagens ele já disse que não é a pessoa cujo nome aparece no perfil. Considerando a mudança radical de comportamento, deve ser verdade.

O lado bom disso tudo é que agora existe um grupo de Orkuteiros realmente atuante na tentativa de afastá-lo. Antes estava difícil convencer um número suficiente de pessoas de que aquele moderador era apenas um catador de comunidades abandonadas. Nem todos teriam a paciência que eu tive de examinar as comunidades e as mensagens dele para chegar a essa conclusão. Mas agora ele pecou por obra e não por omissão. O momento de tirá-lo é agora ou nunca. Basta clicar
aqui para denunciá-lo.

Por fim, eu já devia desconfiar de certos estrangeiros moderando comunidades como Porto Alegre, Inter, Grêmio e outras que nada têm a ver com suas nacionalidades. No início, até faziam um bom serviço. Mas agora está tudo muito suspeito. Alguns dizem que eles fazem parte da administração do Orkut. Será? Atitudes infantis como essa teriam a bênção do site? Difícil acreditar. Esses moderadores são bem conhecidos pela quantidade enorme de comunidades que possuem sob sua guarda, mas agora estão pisando na bola. Se a invasão brasileira ao Orkut não serviu para nada, serve agora para que nos unamos e afastemos esses sujeitos que estão usando a moderação para fazer brincadeiras de mau gosto.