terça-feira, novembro 29, 2005

Ler primeiro, agir depois

Acho que todos vocês já fizeram pelo menos uma vez um teste que começa assim: “Leia todas as questões até o fim antes de começar a responder.” A partir daí existem muitas variações. Diga em voz alta “segui”. Coloque a mão na cabeça e conte até cinco. Eu lembro que era pré-adolescente quando realizei esse teste e de vez em quando ouvia uma voz no meio da sala de aula falando: “um, dois, três, quatro, cinco”. Já na faculdade, recordo de uma colega dizendo com firmeza: “Segui!” Até chegar na última questão, que diz: “Agora que já leu todas as instruções, siga somente a primeira e a segunda.”

Eu não caí na armadilha, mas hoje eu me pergunto se o resultado teria sido o mesmo se eu tivesse feito o teste pela primeira vez agora. Acho que o meu bom desempenho teve mais a ver com disciplina e obediência do que propriamente com inteligência. Hoje estou mais rebelde, mais ocupado (ver o texto abaixo, “Get a Life”) e não tenho mais paciência para responder a questionários. Se uma prova dessas caísse na minha mão hoje e eu ainda não a conhecesse, é provável que eu pensasse: “Ah, não vou ler até o fim coisa nenhuma, eu me garanto. E depois, que saco ter que ficar respondendo a estas bobagens!” E pagaria mico.

Ler primeiro, agir depois. Quase ninguém faz isso. A começar pelos manuais que acompanham os aparelhos. A turma que não os lê se divide entre os que pensam que não precisam e tentam instalar assim mesmo e os que acham mais simples pedir ajuda ao “Fulano que sabe”. Eu só imagino as pérolas que a turma da assistência técnica não tem que escutar por conta dessa preguiça crônica de ler manuais.

E assim chegamos à Internet. Mais precisamente ao Orkut. Já falei aqui sobre a dificuldade que alguns têm de ler as instruções da comunidade. Mas não é só isso: raramente alguém olha as outras mensagens para ver se o que ele pretende postar já não foi dito. Acho que o sujeito entra correndo, ansioso para comentar a “novidade”, e não percebe que chegou atrasado. E é essa mesma falta de verificação prévia que resulta em comunidades redundantes. O mais irônico é que existem umas quatro ou cinco comunidades com nome mais ou menos parecido: “Odeio comunidades repetidas”. Até pensei em me inscrever em todas elas, para chamar a atenção, mas achei que seria um contra-senso.

Não custa lembrar: ao entrar numa comunidade do Orkut, leia as regras primeiro. Antes de postar sobre um assunto, dê uma verificada nas mensagens mais recentes para ver se o tema já não está sendo discutido. Antes de criar uma comunidade, veja se já não existe outra com o mesmo enfoque. Lembre-se de pesquisar por sinônimos e variações: antes de procurar por “comunidades repetidas”, eu tinha tentado por “comunidades redundantes” e não apareceu nada.

Ler primeiro, agir depois.