quinta-feira, outubro 20, 2005

Sistema enrolado

No mês passado, não consegui pagar minha fatura do Credicard em dia. Percebendo a situação emergencial (havia outras despesas em aberto), coloquei imediatamente em ação um plano de contingências para pagamento de dívidas. Até agora, vem dando certo. A Santa Hedwiges sempre me pega no colo nessas horas.

Mas certos sistemas "inteligentes" são difíceis de engolir. Quando finalmente tive dinheiro para pagar o valor mínimo da fatura, mesmo com atraso, tentei entrar em contato com o atendimento do Credicard para saber informações sobre o pagamento parcelado sem juros. Como eu estava inadimplente, fui orientado pela gravação a telefonar para a Central de Cobrança. Lá me avisaram que o parcelamento sem juros só podia ser negociado na Central de Atendimento. A Central de Cobrança só negociava o parcelamento com juros, em até 12 vezes, com bloqueio do cartão. Para que eu conseguisse novamente falar com a Central de Atendimento, foi-me fornecido um código, já que, se eu digitasse o número do meu cartão, seria novamente direcionado para telefonar para a Central de Cobrança.

Depois de pesar prós e contras, decidi optar pelo parcelamento em 12 vezes com juros e bloqueio do cartão. Paguei o valor mínimo e fui orientado a ligar novamente depois de cinco dias, pois era o prazo para que o pagamento entrasse no sistema. Só que eu, que sou burro por achar que as coisas são lógicas e racionais, imaginei que não houvesse problema em telefonar um ou dois dias além do prazo. Meu objetivo era segurança, ou seja, ter certeza de que o pagamento havia sido registrado. O pagamento foi feito no dia 4. Fiz a ligação dia 11. Tarde demais. Fui informado de que minha fatura "estava em fase de fechamento" e a negociação não poderia ser processada naquela data. Mas que eu não me preocupasse, era só telefonar de novo no dia 20, que a fatura já estaria fechada e eu poderia pedir o parcelamento sem ter que pagar novamente o valor mínimo.

Dia 20 é hoje. Liguei para a Central de Cobrança. Após digitar todos os números do meu cartão, a gravação mandou que eu ligasse para outro número. Que era o do atendimento normal. Claro, agora eu não estou mais inadimplente. A Central de Cobrança só atende caloteiros. Na Central de Atendimento, recebi novamente as mesmas informações do mês passado, ou seja, de que eu teria que pagar o valor mínimo e poderia parcelar o saldo em cinco vezes sem juros, mas que se quisesse pagar em mais vezes com juros e bloqueio, teria que falar com a Central de Cobrança. Ora, como falar com a Central de Cobrança, se o número do meu cartão não dava acesso? Primeiro me disseram que, se eu deixasse vencer a parcela (incorrendo em juros e sujando desnecessariamente o meu nome), após o prazo conseguiria falar com eles. Quem me conhece imagina o que a pobre moça teve que escutar nessa hora. Ela sugeriu que eu tentasse ligar para a Central de Cobrança sem digitar os números do meu cartão. Foi o que fiz. Apenas teclei "9". Deu certo.

Lá me orientaram novamente a pagar o valor mínimo da fatura para depois solicitar o parcelamento. Ora, já não foi o que me mandaram fazer no mês passado? Infelizmente ainda confio em informações por telefone e não peguei nome completo, CPF, nem pedi atestado de bons antecedentes do atendente que me informou, no dia 11, que eu poderia ligar no dia 20 e tudo poderia ser processado normalmente. Agora já entendi: depois de efetuar o pagamento, eu tenho que telefonar para a Central de Cobrança na fração de segundo exata em que meu pagamento estiver entrando. Não pode ser antes por razões óbvias, mas também não pode ser depois porque daí recomeçam as mesmas instruções: pagar o valor mínimo, esperar cinco dias. Registre-se que eu só consegui falar com a Central de Cobrança porque consegui burlar o sistema, não digitando o número do meu cartão. Só quem está em atraso consegue ser atendido por eles e tentar negociar um prazo maior. Ou seja: é proibido prevenir, você só pode remediar.

Mas eles vão me atender. Foi o que disseram e eu acredito. O único problema é saber o momento exato em que meu pagamento vai entrar. Por sorte vou conseguir pagar o valor mínimo da fatura, pois não estava contando com isso. O pagamento do mês passado já foi sofrido. E quanto a saber a fração de segundo em que o sistema vai registrar meu pagamento, isso não é problema para mim. Não tenho compromissos, sou um sujeito inteiramente desocupado. Posso perfeitamente passar o dia inteiro ligando para o Credicard para saber se já entrou ou não. Barbada! E depois ainda tem gente que reclama.