terça-feira, julho 19, 2005

Brizolinha já foi roqueiro


Pecos "Pássaro" (no fundo, à esquerda, de boca aberta), Edinho Espíndola (na bateria), Mimi Lessa (à esquerda, de cabelos encaracolados) e Zé Vicente Brizola (em frente, à direita).
P.S.: Agora estou em dúvida. O de boca aberta é muito parecido com Cláudio Vera Cruz. Se alguém souber com certeza, poderia me informar? Obrigado.

Acredite se quiser: José Vicente Brizola, ex-diretor da loteria gaúcha que vai depor hoje na CPI dos Bingos, já foi guitarrista e roqueiro da nata. Ele fundou o Bixo da Seda em Porto Alegre em 1973 juntamente com Mimi Lessa. Pouco depois, o destino fez com que a formação do Bixo viesse a ser praticamente a mesma do antigo Liverpool, com a saída de Zé Vicente (como era conhecido) e a entrada do vocalista Fughetti. Mais adiante, em 1981, o filho de Leonel Brizola veio a formar o grupo Eureka, tendo ele na guitarra, Hermes Aquino (retomando suas origens roqueiras cinco anos depois de estourar com "Nuvem Passageira") no baixo, Cláudio Vera Cruz na guitarra e Paulinho Soares na bateria (depois substituído por Bebeto Mohr). Nesse mesmo ano, saiu também o LP Nova Canção do Sul, incluindo uma faixa solo de Zé Vicente: "Na Ponta do Anzol". A letra de Paulinho Buffara se torna irônica diante dos fatos recentes: "Morreu esperança de pobre / Na dança da sorte / Na ponta do anzol / (...) Peixe na linha fisgado / E o pobre coitado / Na ponta do anzol".