terça-feira, julho 19, 2005

Segurando a vela

Na primeira vez em que participei de um bolo vivo num aniversário de 15 anos, tive dificuldade em segurar a vela acesa. A cera ficava caindo na minha mão. Eu reclamava: "Não consigo segurar essa vela sem me queimar." Uma senhora ouviu e falou: "Olha os outros, como estão segurando direitinho." Eu fiquei indignado. Como segurar uma vela acesa sem queimar a mão com a cera? Impossível! Mas os outros, realmente, estavam conseguindo.

Muito tempo depois voltei a participar de um bolo vivo. Não sei se foi a maturidade, a experiência ou a boa-vontade, só sei dizer que dessa vez a vela não me queimou. Como? Não sei explicar. Existe uma maneira certa de segurar, mas eu não saberia descrever nem ensinar. Tem que tentar, tem que acreditar que é possível. Tem que ter jeito.

Certas coisas na vida são como uma vela acesa. Para alguns, pode ser algo impossível de segurar. Afinal, se a cera acumula ao redor da chama, como impedir que ela caia na mão? No entanto, outros conseguem. Talvez segurem tão bem que a cera não caia nunca. Ou então a cera cai só de vez em quando, mas eles podem suportar. Depende da pessoa. Mas não tem como ensinar. Quem consegue, consegue. Quem quer, aprende.