Garantia de incomodação
Mas, na hora, acontece um problema. O aparelho está defeituoso. Você fica nervoso, olha o manual, encontra aquela lista de perguntas bobas que não resolvem nada ("Ligou na tomada?" "Apertou o botão ON?") até que conclui que terá mesmo que buscar uma solução com a loja. O grande momento para o qual você tinha se preparado já se perdeu e garantia nenhuma vai ressarcir isso. Mas suas incomodações estão apenas começando.
Você liga para a loja ou volta lá pessoalmente. O vendedor lhe tranqüiliza, lembrando que o televisor tem garantia e tudo será resolvido. Basta levar o aparelho na assistência técnica, que fica num endereço totalmente fora de mão para você, só abre em horário comercial e fecha ao meio-dia. Tudo bem, seu chefe é camarada e não se importará que você se ausente para resolver essa pendência. Aí você mesmo tem que desconectar tudo, carregar o televisor, colocá-lo no carro e descobrir que é difícil achar um lugar para estacionar próximo da oficina indicada. Mas você leva mesmo assim. E depois terá que percorrer o calvário novamente para retirar a mercadoria consertada. Todas as vantagens que você pesou ao fazer a compra se perderam nessa sucessão de incômodos.
Mas existe um tipo de garantia que é ainda mais ineficaz, que é a de serviços. Você contrata um pintor, encanador ou eletricista para fazer um serviço na sua casa. Ele vem e faz um belo estrago na instalação. Você o chama de novo para que conserte a besteira. Ele tenta, mas não tem condições de fazer melhor do que já fez. Quanto mais ele mexe, pior fica. Aí você percebe que foi sorteado com a contratação de um incompetente. E só o que a garantia permite é que você chame o mesmo incompetente para continuar fazendo presepadas. Depois de algum tempo você conclui que teve prejuízo mesmo e contrata outro. Até acertar.
Garantias são importantes, mas não asseguram um reparo pleno e satisfatório de seus prejuízos. O ideal seria que tudo funcionasse bem da primeira vez. O Código do Consumidor, felizmente, mudou a situação para melhor. Hoje as lojas já não se recusam a substituir a mercadoria, por exemplo. Mas só depois de terem certeza absoluta de que ela não tem conserto. Até lá, você foi premiado com pelo menos uma visita à assistência técnica. Que fica num endereço totalmente fora de mão para você, só abre em horário comercial e fecha ao meio-dia.
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