segunda-feira, março 28, 2005

Desvendando o "Quase"

Em sua coluna de quinta-feira, Luis Fernando Verissimo abordou a questão dos textos falsamente atribuídos a ele. E fez especial menção ao “Quase”, que os fãs mais atentos sempre souberam que não é dele, mas era a crônica preferida dos desatentos. Menos mal que agora os teimosos estão sendo obrigados a admitir que estavam errados o tempo todo. O que motivou Verissimo a escrever sobre isso foi uma gafe internacional: em Paris, entregaram-lhe um belo volume com textos de autores brasileiros diversos traduzidos para o francês. Dele, incluíram o “Quase”.

Mesmo antes de Verissimo publicar essa crônica, a autoria do “Quase” já havia sido reivindicada pela estudante de Medicina Sarah Westphal, de Florianópolis. Sarinha, como é conhecida no Orkut, diz que escreveu o texto no tempo do cursinho pré-vestibular. E que a inspiração foi um rapaz que quase a namorou. Depois, enviou sua criação por e-mail para amigas. E como Verissimo diz, ao final de sua coluna de quinta-feira, que gostaria de conhecer o verdadeiro autor do texto, Sarinha já tomou todas as iniciativas para que o seu nome chegue às mãos do autor de “O Analista de Bagé”. A torcida no Orkut é para que haja realmente um encontro entre os dois, devidamente documentado em reportagem com fotos.

O “Quase” faz sucesso entre os internautas por misturar elementos de estilo do verdadeiro e do falso Verissimo. O verdadeiro muitas vezes esmiuçou significados de palavras e expressões, como em “O outro” (quem é esse “outro” de que tanto se fala?), “A coisa” (que “coisa” é essa afinal) e “Aquele lugar” (quando se manda alguém para “aquele lugar”, isso é onde, mesmo?). O “Quase” segue essa linha, com frases precisas e bem redigidas. No entanto, é permeado o tempo todo por um cunho romântico e otimista que descarta a hipótese de ser realmente do Verissimo. Mas, infelizmente, existe uma gama de textos com esse tom circulando na Internet como se fossem dele. Daí dizer que o “Quase” mistura o Verissimo verdadeiro e o falso.


Para que se faça justiça, o ideal seria que Sarinha Westphal transformasse o limão em limonada e se lançasse como cronista. Afinal, se o estilo agradou, não haverá de ser a revelação da verdadeira assinatura que fará diferença para o público que já é seu fã e não sabe. Ela diz que já descobriu como entrar em contato com Verissimo e que isso deverá acontecer nesta semana. Vamos torcer e ficar atentos.