quinta-feira, janeiro 27, 2005

O meio

Certa vez um ator comentou que seu casamento estava em crise e um dos motivos era o fato de sua esposa não ser "do meio". Ele poderia estar-se referindo ao meio artístico. Mas, se pensarmos bem, "o meio" não é só isso. E não é fácil de se definir. Não é um lugar nem uma condição específica que você possa provar com um certificado, por exemplo. "Certificamos por meio deste que Fulano de Tal é do meio". Também não existem regras claras para ser "do meio". Ou uma "Ficha de Inscrição para o Meio".

Eu sou formado em Jornalismo, escrevo para o International Magazine desde 1995 (como free-lancer), mas raramente cubro shows, pois o jornal é do Rio e eu moro em Porto Alegre. Por isso, não sou muito conhecido pelas figurinhas carimbadas que freqüentam... "o meio"? É, acho que é isso. No show de Roger Waters, na sala de imprensa do Estádio Olímpico, alguns colegas me olhavam desconfiados e perguntavam: "Qual é o teu veículo?" Meu primeiro impulso era responder "um Gol 89 caindo aos pedaços, mas hoje vim a pé, mesmo." Quando eu falava no International Magazine, alguns até conheciam. Inclusive, um jornalista carioca me perguntou pelo editor, de quem era amigo de longa data. Mas aquela experiência me fez perceber que eu não era "do meio".


Não adianta você querer dizer que é "do meio" só porque é o segundo de três irmãos, por exemplo. Ou porque sua posição política é de centro. Ou porque já trocou e-mails com pessoas famosas. Ou porque freqüenta o Caminho do Meio em Porto Alegre. Você é "do meio" quando os outros que também são o reconhecem e aceitam "no meio". Do contrário, esqueça. "O meio" é um clube fechadíssimo em que nem os próprios sócios conhecem as regras de admissão. Chegam lá por acaso. E também não adianta copiar os hábitos e atividades de quem é "do meio". Você pode passar um ano inteiro freqüentando o mais badalado restaurante do Rio de Janeiro e continuar não sendo "do meio".

Penetras de festas e papagaios de pirata aspiram ao "meio", mas poucos chegam lá. Até porque, uma das condições para ser aceito no "meio" é não querer isso. Ou pelo menos enganar bem. Tietes e puxa-sacos, definitivamente, não são "do meio". Irmãos, parentes e amigos também não. Mãe, então, nem se fala. Como diz o ditado, não se atreva a pôr mãe no meio!

Só existe uma situação em que "o meio" aparece de forma explícita. É em algum show ou peça de sucesso em teatro daqueles em os melhores lugares são reservados. Aí você observa de algum camarote mal posicionado e diz: "Olha a Tânia Carvalho ali na platéia!" "Onde?" "Ali no meio!" Claro! Só quem é "do meio" pode ocupar os assentos mais cobiçados. Que são, obviamente, os do meio. Mas se alguém der um jeitinho para você sentar ali, não se iluda: sentar no meio de quem é "do meio" não lhe garante ingresso ao "meio".