quarta-feira, janeiro 19, 2005

A Confraria Bee Gees

Ontem teve Especial Bee Gees no Music Hall, com a banda Sunset Riders. Além de fazer cover com perfeição (se duvida, vá conferir – é igual), o grupo teve o mérito de congregar em torno de si uma turma de fãs que acabou virando uma confraria. A Confraria Bee Gees foi oficializada no dia 10 na casa da Lisete, com ata e tudo. Mas o principal articulador foi o nosso amigo Sylvio Tavares. Ontem mesmo ele estava me dizendo: "Nós conseguimos formar uma turma sadia. Tem muita gente fazendo bobagens a esta hora. Nós não, nós estamos aqui, nesse clima legal, nessa vibração positiva." O Sylvio é Juiz, gente. Não é reconfortante saber que a Justiça está nas mãos de alguém tão nobre?

Para personalizar os aplausos da Confraria (se é oficial, tem que ser com letra maiúscula), o Sylvio criou uma deixa a partir da qual todos gritam juntos: "MUI-TO BEM!" Pensei que não fosse dar certo, mas funcionou como um relógio. No fim a banda mesmo reclamava se não ouvisse a turma em uníssono. Só não entendi por que o Renan passou a noite inteira tentando fotografar o Sylvio de mau jeito. Pegava sua máquina digital na mão, espocava o flash, olhava o resultado e caía na gargalhada. Achei um lance meio... ah, deixa prá lá! Como disse o Sylvio, "acho que ele tem um álbum de fotos minhas em casa". Percebi que eu também fui alvo de suas lentes, logo agora que estou numa fase de não querer ser fotografado. Acho que o Renan se sente gratificado em poder provar para si mesmo que não é o único feio da face da terra. (Brincadeira, Renan!)

O "muambeiro" Leandro faturou uns trocados comigo com um DVD e quatro CDs piratas. Eu já tinha dito pra ele que só me interessa material dos anos 60 e 70. Acho que agora ele entendeu. Mesmo assim, abri uma exceção e comprei uma gravação recente de Barry Gibb cantando Frank Sinatra ao vivo no Hotel Fointainebleau, em Miami. Encomendei pra ele os discos solo inéditos que Barry, Robin e Maurice gravaram em 1970, além de mais alguns DVDs. Já dei uma olhada no show de 1973 no Japão, ontem, antes de dormir. A qualidade da fita matriz não é das melhores, mas a cópia é perfeita, sem degradação da imagem original do vídeo-tape (essa era a minha maior briga no tempo das fitas VHS – não me importo que a matriz não esteja perfeita, seja em película ou tape, mas não aceito imagem corroída pela sucessão de cópias analógicas) .

Hoje à noite o Paulo e a Dani voltam para Londres. Não consigo nem imaginar como deve ser passar doze horas num avião atravessando o Atlântico, mas um dia eu chego lá. Na mala eles vão levar um estoque de Pastelinas, schmier de uva e, pasmem, uma panela de pressão, que não se encontra na Inglaterra. A Dani me explicou que os ingleses quase não cozinham, apenas descongelam. Ela não come carne, mas quando o Paulo sente falta do nosso churrasco, vai em uma churrascaria brasileira que existe em Londres, onde servem espeto corrido (rodízio de carne, pra quem não é gaúcho). Mas ele sempre acaba se estressando, pois os garçons levam cerca de 20 minutos entre um espeto e outro. Espeto corrido de verdade não combina com a fleuma britânica.

O Dartagnan jura que já me conhecia, mas eu só lembro dele dos e-mails. Nunca esqueci o incidente diplomático que ele causou quando, ingenuamente, comentou numa lista de discussão que achou "fraco" o grupo Bee Gees Alive, de São Paulo, tendo ouvido apenas 30 segundos de uma gravação pela Internet. Os paulistas queriam os nossos fígados por isso. O Renan é outro que não tem muita noção do perigo. Ele escreveu no Orkut que as gravações dos Bee Gees para a trilha do filme "Sgt. Pepper's" colocam os originais dos Beatles "no chinelo". Podem ver que não citei o sobrenome dele aqui. É melhor assim.

Não vou conseguir relacionar todos os que foram ao Music Hall ontem, até porque muitos eu não conhecia, mas estavam lá também a Janete (irmã da Lisete), o Lucas, a Maria Inês, a Patrícia, a irmã da Dani, o filho da Lisete, a namorada dele, a noiva do Renan, a Luciene (nova integrante da Sunset Riders que provavelmente só vai participar dos shows genéricos, já que os Bee Gees não têm voz feminina) e mais um monte de gente legal. Prometo avisar aqui no blog quando houver o próximo show da Sunset Riders. Quem não for não sabe o que vai perder.