segunda-feira, janeiro 24, 2005

Qual é o biquíni?

Em 1976 o Programa Sílvio Santos lançou um quadro chamado "Qual é a Música", cópia de um programa da TV americana intitulado "Name That Tune". Dois artistas famosos passavam por diversos testes para identificar nomes de músicas. O vencedor continuava no programa seguinte e assim por diante até ser derrotado. Ronnie Von logo se destacou como um concorrente imbatível. Mais do que isso: seu carisma, aliado aos empolgantes desafios da competição, conseguiu superar a audiência da Globo. A emissora de Roberto Marinho exibia no mesmo horário o programa de perguntas "8 ou 800", com apresentação de Paulo Gracindo. Mas nem mesmo a presença de uma celebridade como Clodovil, respondendo sobre Dona Beja, foi suficiente para combater a TVS. As tardes de domingo pertenciam a Ronnie Von e seu enciclopédico conhecimento sobre música popular.

Um dos "pega-ratões" do "Qual é a Música" era um antigo sucesso de Ronnie Cord, versão de "Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini". Na prova do Relógio Musical, Ronnie Von logo reconheceu as notas e disse o título da música em português: "Biquíni Amarelo"! Assim também, no transcorrer do programa, um cliente do Baú da Felicidade permanecia dentro de uma cabine. Ao final, uma música sorteada durante a tarde lhe era tocada por 30 segundos, para que dissesse o nome. Um dia, Sílvio sorteou a música e ficou fazendo suspense, dizendo que era muito difícil e a moça da cabine iria errar. Finalmente, chegou o momento de ela escutar a gravação. "Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho, mal cabia na Ana Maria..." Soou o sinal e Sílvio perguntou: "Qual é a música?" E ela respondeu bem pausadamente, para ter certeza de que não erraria: "Biquíni... Amarelo". Aplausos gerais. A resposta estava certa.

Corta para o Século XXI. Na comunidade "Saudade Não Tem Idade", do Orkut, os integrantes começam a recordar títulos de músicas antigas. Alguém lembra do sucesso de Ronnie Cord e uma das participantes diz que o nome era "Biquíni de Bolinha Amarelinha". Eu corrijo e afirmo que o título era "Biquíni Amarelo". Outro simplesmente ignora a minha mensagem e diz que o nome completo era "Biquíni de Bolinha Amarelinha Tão Pequenininho", para ficar tão longo quanto o título original. Eu insisto que a música se chamava "Biquíni Amarelo" e cito os episódios do "Qual é a Música" para sustentar minha argumentação. Mas ninguém se convence.

Chego à conclusão de que serei obrigado a apresentar uma prova para convencer esses teimosos. E se alguém é capaz de me fornecer uma evidência irrefutável para calar de uma vez por todas esses donos da verdade, é o meu amigo Luiz Juarez Pinheiro, de Curitiba. Ele e o irmão dele são arquivistas incansáveis da história da música no Brasil. Talvez até o Juarez me consiga uma imagem do compacto original e eu possa finalmente derrubar os argumentos toscos desse bando de desinformados. Quem esse pessoal pensa que é? Só porque "viveram a época" acham que sabem mais do que eu? Pois vou lhes mostrar! Esperem só!


Como eu imaginava, o Juarez me conseguiu a imagem do compacto original. Aí está ela:

No detalhe:


Bom, depois dessa só me restou saber o quanto é preciso abrir as pernas para colocar o rabinho no meio. Desci do pedestal, me desculpei, admiti meu erro, mas uma pergunta ainda clamava por resposta. Se a música deveras se chamava "Biquíni de Bolinha Amarelinha Tão Pequenininho", por que no "Qual é a Música" o nome tido por correto era "Biquíni Amarelo"? A explicação pode estar no LP da novela "Estúpido Cupido", de 1976:

Novamente em detalhe:

A trama de Mário Prata se passava no começo dos anos 60. Com isso, a trilha sonora resgatou músicas bem antigas e trouxe Celly Campello de volta às paradas. A questão é: por que a música teve o seu nome encurtado? Será que o compilador achou que o título original ficaria extenso demais para imprimir na contracapa e no rótulo do LP? Menos mal que as respostas "erradas" de Ronnie Von e da cliente do Baú foram consideradas certas. Do contrário, teria sido muita injustiça.

Isso me lembra aquela piada da mãe que flagrou o namorado da filha fazendo xixi ao ar livre. Poderíamos adaptá-la e dizer que a velha foi correndo comentar:

- Filha, vi teu namorado fazendo xixi lá fora! Nossa! Ele é tão bem dotado que deu espaço pra tatuar "Biquíni Amarelo" em cima!

- Ô, mãe, não é "Biquíni Amarelo"! Quando ele está comigo dá pra ler que é "Biquíni de Bolinha Amarelinha tão Pequenininho!"