segunda-feira, novembro 07, 2022

Bebeto Alves (1954-2022)

Estaria mentindo se dissesse que Bebeto Alves e eu éramos amicíssimos, mas nos conhecíamos. Tive meu primeiro contato com ele em dezembro de 2002, quando participei de duas edições do "Roda Som", na Cultura FM, que ele apresentava com o Juarez Fonseca e o Nélson Coelho de Castro. Levei umas gravações raras de música popular gaúcha que tinha conseguido com um amigo. Na segunda vez ele estava indo nadar no Grêmio Náutico Gaúcho e, como eu morava perto, ele me deu uma carona. Conversei rapidamente com ele sobre uma audição do primeiro LP dele a que tinha comparecido em 30 de junho de 1981, no antigo endereço da Discoteca Pública Natho Henn. Comentei também sobre o detalhe de que antigamente ele era conhecido artisticamente como Bebeto "Nunes" Alves. Aí ele me contou que foi um executivo da CBS do Brasil (não lembro o nome) quem lhe falou: "Bebeto Nunes Alves é nome de sambista, vamos encurtar. Você prefere Bebeto Nunes ou Bebeto Alves?" E assim nasceu Bebeto Alves, fazendo sua estreia no MPB-81 ao apresentar "Krafts Mesmo". Nessa mesma conversa ele me contou que tinha parado de beber e de fumar, o que explicava seu aspecto saudável, em forma, praticando natação e tudo o mais.

No dia 14 de agosto de 2019, estive na casa dele, em São Leopoldo, para entrevistá-lo sobre Kleiton e Kledir. Eu tinha combinado com um taxista de me levar para a estação do Trensurb ao final, mas desmarquei, pois Bebeto disse que tinha que vir a Porto Alegre e me daria uma carona. Viemos conversando animadamente. Entre outras coisas, ele me contou da experiência de gravar um compacto com a produção de Lincoln Olivetti ("Quando eu chegar", em 1984). Jamais faria isto sem o conhecimento dele, mas confesso que pensei que deveria ter ligado novamente o meu gravador, pois o papo rendeu. Ele estava muito bem, não daria para imaginar que sua saúde iria se deteriorar tão depressa. É bem verdade que ele passara por um transplante de fígado em 2013, mas parecia estar plenamente recuperado. Infelizmente, teve dois AVCs e câncer de pulmão. Bebeto completou 68 anos no dia 4 e faleceu na madrugada de hoje. R.I.P., Luiz Alberto Nunes Alves.