terça-feira, agosto 03, 2021

Cabo de guerra

Quem lê o Blog já sabe de minha posição política. Pra quem não sabe, eu informo: sou simpatizante do PT. Sem compromisso de lealdade eterna com esse ou qualquer outro partido. Também não me sinto na obrigação de assinar embaixo de qualquer causa que o PT ou a esquerda em geral resolva abraçar. Por exemplo: a discussão sobre o voto impresso auditável. Incrível como uma questão tão, digamos, benigna consegue provocar mais um cabo de guerra. A direita "tem certeza" de que houve fraude na eleição de 2014 e a esquerda "tem certeza" que haverá alguma falcatrua se o voto impresso for implementado. Um lado perdeu a confiança no outro. Basta um querer para o outro se sentir na obrigação de rejeitar com veemência. Porque o "outro lado", seja qual for, está sempre mal intencionado. "Aí tem!"

Confio na urna eletrônica. Mas também não vejo problemas em implementar o voto impresso auditável. Pelo que entendi: 1 - Não é a volta ao velho sistema de preenchimento de cédula. 2 - Não é, como insistem em dizer alguns, um sistema em que o eleitor saia com comprovante do candidato em quem votou. Isso seria realmente um absurdo. Em primeiro lugar, porque o voto deixaria de ser secreto. Em segundo, como seria feita eventual auditoria nas urnas? Cada eleitor levaria seu voto para ser recontado? Parece piada, não? "Votei no Fulano e tenho comprovante aqui, quero ver se meu voto foi computado!" 3 - É apenas um sistema em que, além da urna eletrônica, ocorre a impressão de um selo com o voto para ser verificado exclusivamente pelo eleitor. Se estiver correto, o eleitor confirma e este selo cai em uma urna física. A computação de votos continua sendo feita eletronicamente. Apenas passa a existir uma forma de se efetuar um "batimento" por amostragem ou mediante solicitação.

Por que não? Quem não deve, não teme. Infelizmente, os ânimos estão acirrados. Nesta hora entendo por que é tão difícil apaziguar conflitos no Oriente Médio, por exemplo. Qualquer proposta vira motivo para protestos, rejeições e intransigências. Um lado hostiliza o outro e nenhum cede.

Para que não reste dúvidas, quero dizer que não, não acredito que a direita esteja mal intencionada ao pugnar pelo voto impresso auditável. Apenas perdeu a confiança no sistema atual. O que eu acho uma grande bobagem, sinceramente. Afinal, funcionou muito bem para eleger o Bolsonaro, não? Mas também acho bobagem lutar com unhas e dentes contra o voto impresso. Se for para não reelegermos o Presidente, isso pode ser feito com voto por urna eletrônica, cédula, auditável, a manivela, a vapor, tanto faz! Em quem vamos votar é mais importante do que como. Se pensam que não é o caso de mudar o sistema atual, tudo bem, eu também penso. É só expressar essa opinião. Mas brigar por isso, fazer cavalo de batalha, ah, me desculpem! Eu fora!

1 Comments:

Anonymous Vera Bombardelli said...

"Multiplica Senhor", petistas como tu, tão coerente, tão verdadeiro nas postagens.

7:56 PM  

Postar um comentário

<< Home