quarta-feira, junho 16, 2021

Missão comprida

Não, não é ato falho. Eu escrevi "comprida", mesmo, com "o". Porque, a rigor, não sei se dá pra considerar "cumprida". Ela faz parte de um projeto maior que ainda terá ajustes. Seja como for, hoje consegui terminar de compilar a discografia completa de Kleiton e Kledir, LP por LP, compacto por compacto, CD por CD, incluindo também Almôndegas e as carreiras solo. Listando todas as músicas com seus respectivos autores. E também os DVDs e livros lançados. E fazendo algumas anotações quando julgava adequado. Aí surgem algumas curiosidades. Vocês sabiam que o CD da série "Obras-Primas", de 1996, é a única coletânea de Kleiton e Kledir a não incluir "Deu Pra Ti", "Paixão" e "Nem Pensar"? E que o CD da série "Os Grandes da MPB", de 1998, vendido em bancas, com apenas nove faixas, é a única coletânea além de "Obras Primas" a não incluir "Fonte da Saudade", "Maria Fumaça", "Vira Virou" e "Viva"? E que a coletânea "A Arte de Kleiton e Kledir" é a única além das já citadas a não incluir "Navega Coração"? 

Aqui, é preciso fazer uma observação: o CD da série "Obras-Primas" foi compilado para complementar a coletânea "Minha História", a primeira da dupla a sair em CD. Assim, ele fugiu do óbvio e foi uma espécie de seleção de "lados B" de Kleiton e Kledir. E isso foi ótimo, pois os fãs puderam comprar o disquinho sem levar faixas repetidas em relação às que já tinham. O mesmo não se pode dizer da compilação da série "Personalidade", que mudou apenas quatro faixas em relação a "Minha História". Depois disso, as coletâneas foram todas "variações sobre o mesmo tema". 

Mas a missão "comprida" está, aos poucos, chegando ao fim. Meus biografados estão terminando de ler e revisar a primeira versão do texto. Já que dá tempo, quero fazer um acréscimo ao último capítulo contando sobre o show que eles apresentaram no Teatro Claro e também o reencontro com a mãe e a família em Pelotas depois de um ano e meio de afastamento. Já avisei a eles que não se preocupem, não é minha intenção ficar atualizando o livro dia a dia conforme as atividades deles. Mas esses dois fatos foram importantes e, se ainda estamos no prazo, por que não incluí-los?

É nosso desejo que a biografia saia ainda neste ano, mas não depende só de nós. Aguardemos os próximos desdobramentos. De resto, vamos todos nos vacinar e continuar tomando as precauções de sempre, pois a pandemia ainda não acabou. 

4 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Parabéns por avançar mais um estágio.

4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas que maravilha!
Lasek

8:04 PM  
Blogger Beth said...

Estou bem ansiosa para ver esse trabalho... E já devo ter dito antes, esta biografia não poderia estar em melhores mãos.

7:25 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Obrigado, Beth!

12:29 AM  

Postar um comentário

<< Home