segunda-feira, outubro 05, 2020

Carlinhos Blue Caps (1943-2020)

O falecimento de alguém é a única notícia falsa que não escapa de, um dia, se tornar verdadeira. Em 2015, a morte de Carlinhos Blue Caps foi noticiada indevidamente. Mas, hoje, aconteceu mesmo. Carlos Alberto da Costa Vieira fez parte da formação clássica de Renato e Seus Blue Caps, que perdurou de 1964 (compacto duplo "Vera Lúcia") a 1968 (LP "Especial", mostrado acima, em que Carlinhos é o que está de pé, em primeiro plano, à esquerda, com as mãos na cintura). Foi co-autor de dois sucessos do grupo: "Não Me Diga Adeus" (com Paulo Cézar Barros) e "Lar Doce Lar" (com Renato), ambos no LP de 1967. Paulo Cézar, irmão de Renato, causou um certo desconforto junto aos fãs ao declarar em entrevista para Marcelo Fróes que Carlinhos, primo deles, "como músico era muito fraco" e "nunca tocou em nenhum disco, nem nunca cantou". Segundo o baixista e principal cantor de Renato e Seus Blue Caps naquele período, a maior contribuição do colega foi a postura de palco: "Nós éramos muito parados e ele pulava, dançava... Inventou passos diferentes que até pegaram, virando moda."

 Nos velhos tempos do Orkut, comentei em uma comunidade que teria curiosidade de saber como e por que Carlinhos saiu da banda. O próprio me achou, me convidou para amigo e prometeu que contaria tudo, antecipando: "fui traído". Mas acabou não dizendo mais nada. Deve ter preferido silenciar quando percebeu que eu era, entre outras coisas, jornalista.

Em 1969, Carlinhos lançou um compacto simples pelo selo Caravelle, com as músicas "Amor Interrogação", de sua autoria, e "No domingo que vem", de Elizabeth. Depois disso, somente no ano 2000 retornaria com o CD "De Volta ao Sucesso", onde adotou o nome artístico de Carlinhos Blue Caps. Ali, regravou "Lar Doce Lar" e "Não Me Diga Adeus", além de incluir mais oito músicas inéditas.

Em 2009, surgiu nas redes sociais a informação de que estava sendo planejado um show com a formação clássica de Renato e Seus Blue Caps. Infelizmente, era apenas uma ideia que vinha sendo articulada por terceiros. Alguns músicos foram abordados, mas o principal, Renato, nem estava sabendo. Quando tomou conhecimento, divulgou um desmentido bastante contundente, visivelmente irritado com o anúncio não autorizado de uma notícia envolvendo o seu grupo.

Nos últimos anos, Carlinhos Blue Caps estava postando uma série de vídeos no YouTube sob o título "O amigo de vocês". Discorria de forma genérica sobre a vida, religião e autoajuda. 

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

MUSICALMENTE FRACO OU NÃO, O FATO É QUE FEZ CARLINHOS PARTE DA MELHOR BANDA BRASILEIRA DE TIDOS OS TEMPOS. COM SONORIDADE INCONFUNDÍVEL E HARMONIA VOCAL PERFEITA,RENATO E SEUS BLUE CAPS, MUITAS VEZES EM
SUAS VERSÕES, SUPERARAM O ORIGINAL.NA VERSÃO DE "I FEEL FINE" DOS BEATLES ESTÃO BEM MELHOR QUE A FANTASTICA BSNDA INGLESA.NA MINHA OPINIÃO!!!

3:51 PM  

Postar um comentário

<< Home