sábado, abril 06, 2019

O som instrumental de Gabriel Martins

O músico paulistano Gabriel Martins esteve em Porto Alegre para divulgar seu trabalho. O CD Mergulho saiu em 2017, mas só agora, devagar e sempre, está tendo uma promoção maior. Gabriel é filho do letrista Vitor Martins, parceiro de Ivan Lins, e isso fez com que ele tivesse contato com a música desde cedo. Atendia ligações de Tim Maia e outros notáveis, depois ficava surpreso de ver os amigos do pai na TV, como artistas de sucesso.

Enquanto os garotos de sua geração simulavam lutas com a espada do He-Man, Gabriel pegava o brinquedo como se fosse uma guitarra, fingindo tocar. Acabou aprendendo violão sozinho, observando outros instrumentistas. Embora enfatize a importância do aprendizado, tanto que está tendo aulas de música hoje, ele diz que fez questão de ser autodidata para não ser tolhido em sua criatividade. "Vai que alguém me ensina um método careta e limita a minha ousadia?" - era o que ele pensava.

Mergulho é um CD instrumental quase todo inspirado no mar, que Gabriel define como o seu "remédio". Ele morou na praia paulista de Caraguatatuba dos 5 aos 12 e anos e criou um vínculo com o oceano e águas em geral. Também adora cachoeira. E o que se ouve nas 11 faixas do CD é o músico evocando o mar puramente no violão e na guitarra, com ótimos resultados. "Respeite o Mar", em pouco menos de quatro minutos, consegue transmitir a paz e a agitação das ondas, além de um som que lembra o canto das baleias. Ivan Lins, que é seu maior padrinho, participa declamando em "Os Encantos da Lua" e fazendo vocalise em "Valsinha do Mar". Predominam composições mais suaves, com reforço de músicos de apoio. Tem violoncelo em "Despedida" e sopros de metal em "Gratidão à Natureza". O lançamento é do selo Galeão.

Mas não se pode colocar o ponto final sem levantar uma questão óbvia: por que o filho de Vitor Martins não quis seguir o caminho do pai? Na verdade, Gabriel já se arriscou a escrever alguns versos e compor canções, mas sente o peso do sobrenome. "Eu demorei pra assumir que eu também faço letras, porque aquilo, pra mim, era uma sombra muito grande." Mesmo assim, ele afirma que seguiu seu coração ao buscar um trabalho instrumental e que tem mais facilidade para fazer harmonia e melodia. No futuro, poderão vir à tona composições com letra e música assinadas por Gabriel. Para saber mais sobre ele (e ouvir o CD), confiram no site oficial.