quinta-feira, agosto 24, 2017

Rio de Janeiro ida e volta

05h 10 min. - Tive que acordar às 3 e meia da manhã para poder estar no Aeroporto Salgado Filho mais ou menos na hora prevista. Não cheguei duas horas antes do embarque, que aí provavelmente não teria dormido nada. Assim pelo menos tive quatro horas bem aproveitadas de sono. Por sorte o taxista perguntou por que companhia eu iria viajar e me informou que a Azul era no "aeroporto velho". Eu realmente não sabia.
05h 55 min. - Aeroporto velho, embarque à moda antiga, caminhando em direção ao avião.
06h 00min. - Aguardando a decolagem.
08h 00min. - Chegando ao Rio de Janeiro.
08h 10min. - Já fui ao Rio outras vezes, mas nunca tinha desembarcado no Aeroporto Santos Dumont.
08h 30min. - Meu amigo Célio Albuquerque estava me esperando. Como ainda era cedo para irmos ao nosso destino, circulamos um pouco pelos arredores e tiramos algumas fotos.
08h 31min. - Outro bonito ângulo do Rio de Janeiro ao fundo.
10h 30min. - Eis meu compromisso: gravar um depoimento sobre os Secos e Molhados! Célio Albuquerque é o que aparece sentado à direita. Ele foi o organizador do livro "1973, o Ano Que Reinventou a MPB" e agora está co-produzindo uma série de TV sobre o tema. Ele fez questão que todos os que participaram do livro contribuíssem com o documentário, então foi esse o motivo que me levou ao Rio. Quando me falaram que seria no "Bossa Nova & Cia", imaginei que fosse um bar. E fiquei pensando se daria tempo, talvez, de visitar alguma boa loja de CDs do Rio de Janeiro. Pois quando cheguei lá... era uma loja de CDs! E também DVDs e livros, bem ao meu gosto, especializada em música brasileira. Fica ao lado do lendário Beco das Garrafas. Mas contive meus impulsos consumistas. Comprei apenas o CD duplo de Gilberto Gil e Gal Costa ao vivo em Londres em 1971, que há tempos já queria.
11h 20min. - Missão cumprida, circulamos mais um pouco para tirar umas fotos.
11h 30 min. - Pela primeira vez, andei no metrô do Rio de Janeiro.
12h 05min. - Maravilhoso almoço no restaurante Taliato. Da esquerda para a direita: Célio Albuquerque, Roberto Faissal (da produtora Cinemar) e eu.
12h 55 min. - Hora de voltar para o aeroporto Santos Dumont.
14h 25 min. - Aguardando novamente a decolagem.
14h 50min. - Deixando o Rio de Janeiro para trás.
16h 25min. - Preparando para aterrisagem em Porto Alegre.
16h 35min. - De volta à minha cidade natal, são e salvo, graças a Deus! A missão Rio de Janeiro foi um sucesso! Obrigado por tudo, Célio Albuquerque e Roberto Faissal.