quarta-feira, julho 20, 2011

Clóvis Duarte

O obituário de Clóvis Duarte na Zero Hora diz que ele começou no Jornal do Almoço na TV Gaúcha, depois passou para o Portovisão na TV Difusora canal 10. Minha lembrança é de que foi o contrário. Recordo dele fazendo comentário no segundo programa em 1975. O Portovisão era patrocinado pelo Instituto Pré-Vestibular, ou IPV, do qual Clóvis era proprietário. Era professor de Biologia, mas apenas dirigia o curso, sem lecionar. No mesmo programa, outro professor da mesma instituição, José Fogaça, também se projetou como figura pública, o que o ajudaria bastante ao lançar-se na política em 1978.

Em 1977, aí sim, Clóvis foi para o Jornal do Almoço, onde falava de variedades, novelas e outros temas. Ali, criou uma marca registrada: ao trocar de assunto, dizia "câmera... dois". E outra câmera passava a focalizá-lo mais de perto. Mais tarde, ao ingressar na TV Guaíba, que casualmente era canal 2, o comunicador aproveitou a expressão para dar título ao programa Câmera 2. A audiência que obteve mostrou que era possível, sim, criar uma produção de sucesso fora das emissoras líderes.

Outra lembrança dele foi quando, no final de 1978, um grande número de professores deixou o IPV para fundar o Curso Pré-Universitário. Visivelmente magoado, Clóvis gravou um comercial depois do Vestibular de 1979 dizendo que, ao contrário de anos anteriores, daquela vez o IPV não havia logrado êxito em número de aprovações. E que, por esse motivo, estava substituindo seus professores. Foi ali que ele vendeu a participação dele no curso e voltou a lecionar Biologia por algum tempo.

De todos os programas de TV apresentados por Clóvis, o meu preferido era o Comunicação, na TV Pampa, no final dos anos 80. Fazia poucos anos que eu havia comprado meu primeiro videocassete e adorava gravar os "bloopers", erros de comerciais e outras curiosidades que ele mostrava. Tenho várias imagens dele no meu canal do YouTube, além de diversas outras repassadas para DVD que oportunamente divulgarei. Por enquanto, deixo vocês com os cinco vídeos que já havia postado antes aqui no Blog.

Clóvis faleceu ontem à tarde, de câncer, aos 69 anos.









4 Comments:

Blogger Paulo Fachel said...

Realmente começou na Tv Gaúcha. Depois que teve o Portovisão. Também fez rádio. Continental AM e na Ipanema FM deu a noticia, triste, de que a emenda das Diretas não tinha passado. Sempre criou, nunca imitou.

5:04 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Dei uma pesquisada e, realmente, ele foi contratado pela TV Gaúcha em 1971 para fazer cobertura de vestibular. Mas não me consta que tenha participado do Jornal do Almoço ANTES do Portovisão. Talvez, para dar flashes de vestibular, mas não lembro dele. DEPOIS, com certeza, ele teve um quadro de bastante sucesso no Jornal do Almoço. Falava bastante sobre artistas e novelas e, às vezes, antecipava trechos de finais, como no caso de "O Astro".

Sim, lembro dele na Continental. O programa se chamava Opinião Jovem, mesmo nome do jornalzinho que o IPV publicava.

6:30 PM  
Blogger Unknown said...

Fui aluno do professor Clovis Duarte, no ano de 1973, no IPV. Era excelente professor, com ótima didática. Dividia a biologia com outro grande mestre que era o Rippol (ou Ripol).

10:28 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Em 1973 o Clóvis ainda dava aula. Depois, passou a apenas "dirigir" o curso. Mas, pelo que eu soube, em 1979 ele deixou de ser sócio do IPV e voltou a lecionar por algum tempo. Mas aí ele já estava mais do que consolidado como comunicador.

8:31 PM  

Postar um comentário

<< Home