terça-feira, julho 26, 2011

Dan Peek

Não quero transformar este Blog num site de obituários, mas não posso deixar de registrar o falecimento de Dan Peek, membro fundador da banda America. Ele morreu no dia 24, aos 60 anos. A causa mortis ainda não foi divulgada.

Eu costumo dizer que o America surgiu em 1971 como um "consórcio de solistas". Gerry Beckley, Dewey Bunnel e Dan Peek até compunham em parceria, mas muito raramente. Em geral os discos eram veículos para suas composições solo, sempre cantadas pelos respectivos autores. As músicas mais conhecidas de Peek eram "Lonely People", "Don't Cross The River" e "Today's the Day". A primeira delas constava do álbum Holiday, de 1974, onde também estava sua composição "Glad To See You". Ali ele dava os primeiros sinais do rumo que sua obra seguiria mais adiante: "Deus, estou feliz em vê-Lo / pensei que o Senhor tivesse me abandonado lá longe".

Dan deixou o America em 1977 para se tornar um cantor religioso, sem abandonar a roupagem pop de suas composições. Ele chegou a escrever uma autobiografia, "An American Band", onde conta a história do America e de sua carreira em geral. Apesar de alguns desentendimentos, ele aparentemente mantinha um bom relacionamento com seus ex-colegas Gerry Beckley, a quem definia como um egocêntrico, e Dewey Bunnel, com quem parecia se acertar melhor. O livro narra muitas histórias curiosas. Por exemplo: nos anos 70, Dan recebeu Rod Stewart e sua então esposa Britt Ekland em sua casa e mostrou ao cantor sua nova composição "Today's The Day", que entraria no álbum Hideaway, do America, em 1976. Rod disse que a música lhe deu uma ideia. Pouco depois, o ex-vocalista dos Faces estourou com "Tonight's The Night".

Cheguei a assistir ao America ao vivo em Porto Alegre em 1997, mas já sem Peek, obviamente. Com ele, morre também o sonho de uma volta do grupo com a formação completa.