Cantarolando por escrito
Em um grupo de discussão sobre música, um mexicano foi mais prático: gravou a própria voz cantando um trecho de que lembrava e postou-a para que outros membros o ajudassem. E deu certo, pois eu logo identifiquei como sendo "Flying", de Chris de Burgh, que fez mais sucesso no Brasil do que em qualquer outro país. Mas nem todos têm o desprendimento de pagar esse mico e expor seus improváveis dotes na Internet apenas para reconhecer uma música.
No final, o que sobra? Cantarolar por escrito. E como fazem! Em certa comunidade do Orkut, um integrante abriu um tópico com a ressalva de que "é sério" e postou o seguinte:
"Na-na na-na-na na na na na na na, hey hey hey, goodbye Na na na na, na na na na..."
O mais incrível é que ele conseguiu achar a música. Não, não era "Na Na, Hey Hey (Kiss Him Goodbye)", aquela que os brasileiros cantam "araruta, araruta..." Era outra bem mais difícil. E alguém matou a charada.
Desde a infância, sempre que eu lia a letra de alguma música que eu não conhecia - mesmo que fosse em um gibi e a composição talvez nem existisse na realidade - eu "ouvia" uma melodia em minha cabeça. E isso acontece até hoje. Difícil é perceber que nem todos que lerem a mesma letra "ouvirão" a mesma melodia que eu. Por outro lado, é fácil imaginar que, se eu escrever, por exemplo, o trecho abaixo, os leitores logo perceberão do que se trata:
"Badá badá badá badá... badá badá badá badá... badá badá badá badá... badá badá badá badá..."
E então, conhecem a música? Puxa, eu "ouvi" claramente cada nota enquanto digitava! E, no entanto, a incógnita não se resume à melodia, mas também ao andamento. Ainda assim, muita gente da minha idade deve ter identificado a gravação. É por isso que esses "cantarolados por escrito" muitas vezes dão certo.
Nos meus 17 anos, tinha uma equipe que colocava som em festas e era bem conhecida em Porto Alegre. Eles atuavam, por exemplo, no Cantegril e no Círculo Social Israelita. Tinham uma música que iniciava e encerrava oficialmente as danças: era "Dr. Jeckle e Hyde Park", o tema do "Rock Espetacular" (já discutido amplamente aqui). Além dessa, fazia parte do repertório deles uma gravação não muito acelerada, com um refrão parecido com o de "Cherish" de Kool and the Gang, só que num andamento um pouco mais rápido. E era uma voz feminina com eco, tipo Andrea True Connection, e parecia cantar assim: "broken home, na na na na na, broken hooooome... na na naaaaaa..." Os "na na nas" são os trechos da letra que eu não decifrei. É claro que, só pela leitura, vocês perceberam que a melodia sobe bem alto no último "na na naaaa..." Eu, pelo menos, "ouvi" com clareza a subida das notas. Estou até hoje tentando descobrir que música era essa.
Naquela famosa minissérie que conta a história de John Lennon, há uma cena em que Yoko se encontra com os Beatles pela primeira vez no estúdio e examina as letras das músicas. Ela pergunta: "Onde estão as melodias?" John aponta para a própria cabeça e responde: "Aqui dentro". Pois eu também tenho várias melodias guardadas "aqui dentro". Pena que não tenha como conectar uma saída de áudio na minha cabeça e reproduzi-las fielmente, tal e qual as gravações que estão na minha memória. Assim talvez alguém as reconhecesse.
17 Comments:
Oi Emilio! Estou te visitando pela primeira vez! Não consegui identificar nenhuma das músicas que você "cantarolou" por escrito (não sei se sou eu que tenho dificuldade ou se é difícil mesmo). Adorei as fotos e o teu jeito de escrever, sincero, irônico e bem-humorado. Obrigada por divulgar o meu blog! Seja sempre muito bem-vindo por lá. Um abraço, Denise.
Prezado Emilio. Também sou apreciador de músicas digamos um tanto
antigas. Aquela do badá badá badá badá, também gostaria de ouví-la
novamente. Creio que uma referência seria ela estar numa novela antiga:
Na idade do lobo, acho que da TV Tupi, mas não tenho certeza. Abraço
Marconi. e-mail: mcomazzetto@uol.com.br
O nome da musica é Pop Concerto Show executado por Pop Concerto Orchestra.
Pode procurar no youtube.
[ ]'s Phrozen
Sim, EU SEI o nome da música! Eu a tinha no LP "O Primeiro Amor" Internacional. Mas coloquei como exemplo. O mais incrível é a quantidade de gente que chega aqui procurando no Google: "Música bada bada bada bada".
O mais incrível é a quantidade de gente que chega aqui procurando no Google: "Música bada bada bada bada" e não encontram nada. Eu apenas dei a essas pessoas o que provavelmente estavam procurando: O NOME DA MUSICA E COMO ENCONTRA-LA.
Ok, então.
Olá estou procurando uma música com badá badá badá badá.. mas não são essas, recentemente escutei em um comercial, mesmo sendo uma música antiga e também o Mansfield no agora é tarde cantarolou esses dias: segue link http://www.youtube.com/watch?v=CgLWuS7BjpM, se alguém conseguir lembrar me mandem por favor! cdsvaz@yahoo.com.br
Se for a música que se ouve bem no começo, é o tema do filme "Um Homem, Uma Mulher".
Eu também estava procurando no Google por bada bada bada bada e não encontrei. Realmente é a Pop Concerto Show executado por Pop Concerto Orchestra informado pelo Phrozem. Abç
Vlw a anos procurava o bendito baba,bada,bada .... Kkkkk muito obrigado.
Concert pour une voix - Saint Preux - vocalista - Danielle Licari
Essa gravação de Saint Preux é linda, mas não era nessa que eu estava pensando especificamente quando digitei o "badá badá badá badá". A resposta já foi dada mais acima.
agradeço muito pois encontrei "BADA BADA BADA BADA" valeu estou matando a saudade vlw amigos!!!!!
Boa tarde a todos. Somente aqui encontrei a bada bada bada bada. Também fiquei anos
procurando assim. Valeu a pena. Matando a saudade aqui. Obrigado.
Bom dia...pigmaleão 70...cantado por Umas e Outras.
Anônimo, a música que eu estava "ouvindo" na cabeça quando teclei foi "Pop Concerto". Mas você já é o segundo que "ouve" outra diferente. Na verdade, minha intenção ao teclar esse "badá badá" não foi a de lançar uma pergunta ou desafio, apenas de ilustrar o que significa cantarolar por escrito.
Caramba, nesse despretensioso post acabei descobrindo três músicas que estavam na minha cabeça e não sabia o nome. "Araruta" (Kiss Him Goodbye), "bada bada bada bada" (POP CONCERTO ORCHESTRA) e por fim a que estava na minha cabeça por umas duas décadas: Saint-Preux - Concerto Pour Une Voix
Postar um comentário
<< Home