domingo, fevereiro 06, 2011

Cantarolando por escrito

A Internet é realmente um universo de informações ao alcance das teclas. Não há nada que não se descubra, nenhuma dúvida que não se tire, sabendo pesquisar. No entanto, existe um problema que a rede ainda não conseguiu resolver. É quando você lembra da melodia de uma música, "ouve-a" na sua cabeça, mas não sabe qual é. Sim, eu sei que existe o site "Midomi", onde você cantarola uma melodia ao microfone e ele tenta localizar a música em seu banco de dados. Testei com o refrão de "La La (Means I Love You)", clássico da soul music original dos Delfonics, e recebi quatro indicações de composições. Nenhuma era a certa. Descontada a questão da afinação de meu sofrível baixo ou barítono, decidi que esse sistema ainda não funciona como gostaríamos.

Em um grupo de discussão sobre música, um mexicano foi mais prático: gravou a própria voz cantando um trecho de que lembrava e postou-a para que outros membros o ajudassem. E deu certo, pois eu logo identifiquei como sendo "Flying", de Chris de Burgh, que fez mais sucesso no Brasil do que em qualquer outro país. Mas nem todos têm o desprendimento de pagar esse mico e expor seus improváveis dotes na Internet apenas para reconhecer uma música.

No final, o que sobra? Cantarolar por escrito. E como fazem! Em certa comunidade do Orkut, um integrante abriu um tópico com a ressalva de que "é sério" e postou o seguinte:

"Na-na na-na-na na na na na na na, hey hey hey, goodbye Na na na na, na na na na..."

O mais incrível é que ele conseguiu achar a música. Não, não era "Na Na, Hey Hey (Kiss Him Goodbye)", aquela que os brasileiros cantam "araruta, araruta..." Era outra bem mais difícil. E alguém matou a charada.

Desde a infância, sempre que eu lia a letra de alguma música que eu não conhecia - mesmo que fosse em um gibi e a composição talvez nem existisse na realidade - eu "ouvia" uma melodia em minha cabeça. E isso acontece até hoje. Difícil é perceber que nem todos que lerem a mesma letra "ouvirão" a mesma melodia que eu. Por outro lado, é fácil imaginar que, se eu escrever, por exemplo, o trecho abaixo, os leitores logo perceberão do que se trata:

"Badá badá badá badá... badá badá badá badá... badá badá badá badá... badá badá badá badá..."

E então, conhecem a música? Puxa, eu "ouvi" claramente cada nota enquanto digitava! E, no entanto, a incógnita não se resume à melodia, mas também ao andamento. Ainda assim, muita gente da minha idade deve ter identificado a gravação. É por isso que esses "cantarolados por escrito" muitas vezes dão certo.

Nos meus 17 anos, tinha uma equipe que colocava som em festas e era bem conhecida em Porto Alegre. Eles atuavam, por exemplo, no Cantegril e no Círculo Social Israelita. Tinham uma música que iniciava e encerrava oficialmente as danças: era "Dr. Jeckle e Hyde Park", o tema do "Rock Espetacular" (já discutido amplamente
aqui). Além dessa, fazia parte do repertório deles uma gravação não muito acelerada, com um refrão parecido com o de "Cherish" de Kool and the Gang, só que num andamento um pouco mais rápido. E era uma voz feminina com eco, tipo Andrea True Connection, e parecia cantar assim: "broken home, na na na na na, broken hooooome... na na naaaaaa..." Os "na na nas" são os trechos da letra que eu não decifrei. É claro que, só pela leitura, vocês perceberam que a melodia sobe bem alto no último "na na naaaa..." Eu, pelo menos, "ouvi" com clareza a subida das notas. Estou até hoje tentando descobrir que música era essa.

Naquela famosa minissérie que conta a história de John Lennon, há uma cena em que Yoko se encontra com os Beatles pela primeira vez no estúdio e examina as letras das músicas. Ela pergunta: "Onde estão as melodias?" John aponta para a própria cabeça e responde: "Aqui dentro". Pois eu também tenho várias melodias guardadas "aqui dentro". Pena que não tenha como conectar uma saída de áudio na minha cabeça e reproduzi-las fielmente, tal e qual as gravações que estão na minha memória. Assim talvez alguém as reconhecesse.

17 Comments:

Blogger Denise Nunes said...

Oi Emilio! Estou te visitando pela primeira vez! Não consegui identificar nenhuma das músicas que você "cantarolou" por escrito (não sei se sou eu que tenho dificuldade ou se é difícil mesmo). Adorei as fotos e o teu jeito de escrever, sincero, irônico e bem-humorado. Obrigada por divulgar o meu blog! Seja sempre muito bem-vindo por lá. Um abraço, Denise.

6:59 PM  
Anonymous Marconi said...

Prezado Emilio. Também sou apreciador de músicas digamos um tanto
antigas. Aquela do badá badá badá badá, também gostaria de ouví-la
novamente. Creio que uma referência seria ela estar numa novela antiga:
Na idade do lobo, acho que da TV Tupi, mas não tenho certeza. Abraço
Marconi. e-mail: mcomazzetto@uol.com.br

5:58 PM  
Blogger Phrozen said...

O nome da musica é Pop Concerto Show executado por Pop Concerto Orchestra.
Pode procurar no youtube.

[ ]'s Phrozen

11:19 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Sim, EU SEI o nome da música! Eu a tinha no LP "O Primeiro Amor" Internacional. Mas coloquei como exemplo. O mais incrível é a quantidade de gente que chega aqui procurando no Google: "Música bada bada bada bada".

11:31 PM  
Blogger Phrozen said...

O mais incrível é a quantidade de gente que chega aqui procurando no Google: "Música bada bada bada bada" e não encontram nada. Eu apenas dei a essas pessoas o que provavelmente estavam procurando: O NOME DA MUSICA E COMO ENCONTRA-LA.

7:47 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Ok, então.

8:22 AM  
Anonymous cdvaz said...

Olá estou procurando uma música com badá badá badá badá.. mas não são essas, recentemente escutei em um comercial, mesmo sendo uma música antiga e também o Mansfield no agora é tarde cantarolou esses dias: segue link http://www.youtube.com/watch?v=CgLWuS7BjpM, se alguém conseguir lembrar me mandem por favor! cdsvaz@yahoo.com.br

12:48 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Se for a música que se ouve bem no começo, é o tema do filme "Um Homem, Uma Mulher".

10:26 AM  
Blogger joserob said...

Eu também estava procurando no Google por bada bada bada bada e não encontrei. Realmente é a Pop Concerto Show executado por Pop Concerto Orchestra informado pelo Phrozem. Abç

4:15 PM  
Blogger Clairton said...

Vlw a anos procurava o bendito baba,bada,bada .... Kkkkk muito obrigado.

11:37 PM  
Blogger Unknown said...

Concert pour une voix - Saint Preux - vocalista - Danielle Licari

9:31 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Essa gravação de Saint Preux é linda, mas não era nessa que eu estava pensando especificamente quando digitei o "badá badá badá badá". A resposta já foi dada mais acima.

8:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

agradeço muito pois encontrei "BADA BADA BADA BADA" valeu estou matando a saudade vlw amigos!!!!!

11:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Boa tarde a todos. Somente aqui encontrei a bada bada bada bada. Também fiquei anos
procurando assim. Valeu a pena. Matando a saudade aqui. Obrigado.






12:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia...pigmaleão 70...cantado por Umas e Outras.

7:18 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Anônimo, a música que eu estava "ouvindo" na cabeça quando teclei foi "Pop Concerto". Mas você já é o segundo que "ouve" outra diferente. Na verdade, minha intenção ao teclar esse "badá badá" não foi a de lançar uma pergunta ou desafio, apenas de ilustrar o que significa cantarolar por escrito.

8:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caramba, nesse despretensioso post acabei descobrindo três músicas que estavam na minha cabeça e não sabia o nome. "Araruta" (Kiss Him Goodbye), "bada bada bada bada" (POP CONCERTO ORCHESTRA) e por fim a que estava na minha cabeça por umas duas décadas: Saint-Preux - Concerto Pour Une Voix

9:47 PM  

Postar um comentário

<< Home