CRÔNICAS, PENSAMENTOS E COMENTÁRIOS DIVERSOS. ESTE BLOG NÃO É RECOMENDADO PARA QUEM NÃO SABE CAPTAR IRONIAS. SE CHEGOU AQUI POR ENGANO, APROVEITE PARA CONHECER O BLOG. MAS TAMBÉM APRENDA A USAR CORRETAMENTE O GOOGLE. NÃO ADIANTA "PEDIR" O QUE VOCÊ QUER VER, QUE ELE NÃO É NENHUM GÊNIO DA LÂMPADA. SAIBA ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE E USE ASPAS QUANDO QUISER ACHAR UMA EXPRESSÃO EXATA.
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Livro dos Bee Gees
Recebi hoje o meu exemplar de "Finalmente Aqui... Bee Gees, o Livro", de Eleutério Langowski. É um volume fininho, com 84 páginas, mas impresso em papel de ótima qualidade, com páginas dispostas na horizontal para valorizar as fotos. O autor conseguiu um feito raro, que foi o de escrever um livro típico de fã, farto em elogios, mas sem descuidar das informações. Minha única crítica é que o texto da biografia está muito resumido, mas percebi que o objetivo foi esse mesmo. A divisão em capítulos está perfeita, tanto internamente na história do grupo quanto nas seções especiais sobre os shows de Andy Gibb (com texto e fotos de Denis Camargo) e Robin Gibb no Brasil, Bee Gees na Argentina e os fãs brasileiros (incluindo fotos de amigos como Lisete, Inês, Sylvio e a banda Sunset Riders, de Porto Alegre). Tem também a discografia e os vídeos oficiais (só faltaram os DVDs da carreira solo de Robin e Barry), tudo fartamente ilustrado. Aliás, as fotos foram bem escolhidas, fugindo do comum. Alguns fãs vão se surpreender de ver Barry e Maurice se apresentando na BBC em 1970 com a irmã Leslie no lugar de Robin.
Mesmo escrito em tom de homenagem, o livro não se furta a lembrar o período em que os Bee Gees ficaram desgastados depois de todo o sucesso que fizeram, no final dos anos 70. Os últimos parágrafos do capítulo "O Auge" vão ajudar os fãs mais jovens a entender por que o grupo de vez em quando ainda é criticado e ironizado pelos ouvintes mais xiitas. "Finalmente aqui..." é um trabalho de fã para fã, uma celebração à obra dos irmãos Gibb, incluindo Andy. Possivelmente é o primeiro livro sobre o grupo a ser publicado no Brasil. O preço de 42 reais se justifica pela qualidade do papel e da impressão. A obra não está à venda em livrarias, portanto busquem mais informações no site Bee Gees Brasil.
Jornalista free-lancer apaixonado por música. Minhas colaborações mais frequentes foram para o International Magazine, mas já tive matérias publicadas em Poeira Zine e O Globo. Também já colaborei com os sites Portal da Jovem Guarda e Collector's Room. Em 2022, publiquei "Kleiton & Kledir, a biografia". Aqui no blog, escrevo sobre assuntos diversos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home