domingo, maio 13, 2007

Confusão

Não lembro quanto tempo faz que assisti a um filme americano em que a personagem pedia uma pizza pela Internet. Achei um método bem interessante e pensei: será que eu confiaria? Já fiz muitas compras on-line, mas o tempo entre o pedido e a entrega é suficiente para que haja trocas de e-mails de confirmação. Já uma pizza é algo que você espera que chegue logo, o mais depressa possível. Funcionaria na prática?

Pois hoje, com a chuva caindo bem ao meio-dia, meu filho aqui comigo querendo almoçar, resolvi pedir um "tele". Mas fazia tempo que não encomendava nada por telefone, então fui procurar os números pela Internet. Para minha surpresa, encontrei um portal congregando vários restaurantes de Porto Alegre que atendiam via web. Uma vez escolhido o estabelecimento, aparecia o respectivo cardápio. O restante do procedimento era idêntico ao de uma compra normal via Internet: tive que me cadastrar, depois escolher a forma de pagamento e ainda me foi oferecida opção de receber um telefonema para confirmação. No final, saiu o número do meu pedido. Fiquei verdadeiramente impressionado.

Mas, passados alguns minutos, veio a apreensão. O telefonema não chegava. Acabei eu mesmo ligando. (Os nomes de fantasia serão trocados para evitar incomodações desnecessárias.)

- Restaurante Spelunka.
- Bom dia. Acabei de fazer um pedido via Internet e, como não recebi telefonema para confirmação, estou ligando para saber se chegou OK.

Depois de pedir meu nome e confabular rapidamente com seus colegas, o atendente retornou.

- Não, senhor, não recebemos.
- Mas vocês não atendem pedidos pelo site Clique-comida?
- Não, senhor. Nossos pedidos são pelo E-peça-já. O telefone deles é...

Anotei. Liguei.

- E-peça-já, às suas ordens...
- Estou telefonando porque fiz um pedido para o Spelunka pelo site Clique-comida e eles disseram que só atendem pelo E-peça-já. Vocês têm algum vínculo com o Clique-comida?
- Não, senhor. Os pedidos do Spelunka são todos feitos por nós.

Depois de confirmar preço e constatar um absurdo tempo de espera, resolvi desistir. Mas depois voltei a ligar para o Spelunka, pois alguma coisa devia estar errada.

- Estou ligando novamente porque telefonei para o E-peça-já e eles me disseram que não têm nenhum vínculo com o Clique-comida. Vocês não aceitam pedidos pelo Clique-comida?
- Não, nossos pedidos são todos pelo E-peça-já.
- Então alguma coisa está errada! O site Clique-comida tem o nome de vocês, o endereço de vocês, o logotipo de vocês, o slogan de vocês e o cardápio de vocês! Não tem no menu um filé à moda Spelunka? Xixo à moda Spelunka? Lombinho de porco ao queijo? Tá tudo aqui, na minha tela! Se realmente vocês não têm vínculo com esse site, isso é muito grave! Estão usando o nome de vocês indevidamente e deve ter mais gente fazendo pedidos sem ser atendido!

A conversa ainda se arrastou um pouco mais, pois ele demorou a entender que minha reclamação, em princípio, não envolvia o E-peça-já, do qual só tomei conhecimento pelo telefone. Ocorre que eu havia feito um pedido completo, nos mínimos detalhes, via Clique-comida, e do outro lado ninguém sabia do que eu estava falando. Confusão! Burburinho, um fala com outro, ninguém se entende. Ele pede meu número e diz que ligará em dois minutos. Demorou um pouco mais, mas o que importa é que telefonou.

- Senhor, realmente o Clique-comida faz seus pedidos através do E-peça-já. Mas não consta nenhum pedido no seu nome aqui conosco!

O desastre só não foi maior porque o site não oferecia a opção de pagamento por cartão de crédito. Do contrário, sem o menor receio eu teria fornecido meus dados. Estou habituado a fazer compras on-line e nunca tive problema com hacker ou similar. E mesmo aqui talvez não tivesse. Percebi que não havia má-fé por trás do esquema, apenas a velha e incômoda desorganização de principiante. O restaurante Spelunka oferece serviço completo de pedido on-line, mas ninguém lá dentro está sabendo disso. Nada de mais, eu é que não tenho paciência, como sempre...

Apenas para reiterar, não existe nenhum restaurante com nome de Spelunka. Nem sites denominados Clique-comida ou E-peça-já. Mas o fato descrito realmente aconteceu. E no fim enviaram meu pedido direto e sem escalas, para compensar a confusão.

E antes que eu me esqueça... FELIZ DIA DAS MÃES!

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pois é. Que maçada!

8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home