quinta-feira, agosto 03, 2006

Pausa para reflexão

Vocês devem ter notado que eu estou sem assunto ultimamente. Procuro manter o blog sempre ativo, mas já não escrevo um longo texto por dia, como no começo. Breve o blog irá completar dois anos e com certeza o segundo ano não foi tão inspirado quanto o primeiro. Um pouco, também, foi por falta de tempo. Nunca a frase "tempo é dinheiro" fez tanto sentido para mim. Quando falta um, falta o outro.

Mesmo assim, estive dando uma circulada por outros blogs e percebi uma diferença. Quando lancei este blog, no dia 10 de agosto de 2004, um colega viu e sugeriu que eu escrevesse uma crônica por dia. Como eu tinha uma série de idéias represadas, no início, não foi difícil seguir a sugestão. Além disso, acho que o fato de eu ser formado em jornalismo me subiu à cabeça e eu me impus a responsabilidade de fazer desta página uma espécie de "coluna". Pois estive olhando e percebi que outros blogueiros escrevem com fluência sobre qualquer assunto, sem grandes pretensões. No fundo, era isso que eu tinha em mente antes de colocar o projeto em prática. Mas na hora H acabei querendo sofisticar.

Meu plano original era comentar de tudo um pouco, sem stress. Contar, por exemplo, que anteontem liguei o meu IBM Aptiva velho de guerra para resgatar algumas traduções antigas e alimentar a memória do Wordfast. Foi uma sensação estranha, como entrar em uma velha casa. Aproveitei também para copiar alguns textos antigos que tinha enviado para o International Magazine e foi assim que esse "Artista cansado" acabou aparecendo, logo abaixo. Breve publicarei também "O fã incondicional".

Essa capacidade de escrever sobre qualquer trivialidade e ainda assim produzir um texto agradável é um dom que muitos blogueiros têm. Já leram a Vanessa Lampert, por exemplo? Antes eu só conhecia dela o blog "Autor Desconhecido", mas ela tem outro que é o "titular", onde ela escreve com mais freqüência. Ela discorre despreocupadamente sobre a vida e consegue manter seu blog sempre atualizado.

De qualquer forma, tenho alguns planos. Só preciso deixar de ser preguiçoso e arranjar tempo para colocá-los em prática. Assim como já postei imagens de programas de shows e discos do Saracura, Nei Lisboa, Engenheiros do Hawaii, Hallai-Hallai e Mauro Kwitko, breve devo começar a mexer também em minhas revistas para desenterrar algumas curiosidades. Vou precisar de espaço, paciência e cuidado, pois uma tarefa dessas vai levantar muita poeira e vocês sabem que eu tenho asma. Quero ainda postar algumas imagens raras que tenho em vídeo. O ideal seria capturá-las diretamente no computador. Talvez um dia eu tenha recurso pra isso.

O blog segue em frente. Só tenho que relaxar e não ser tão exigente comigo mesmo nos assuntos escolhidos. Levar mais na brincadeira, jogar conversa fora, bater papo com vocês. Assim o texto rende e vocês não precisam ficar lendo só minhas críticas e opiniões revolucionárias sobre o comportamento da humanidade.