quarta-feira, maio 10, 2006

Atletas de nascença

Geny Mascarello é a maior maratonista gaúcha de todos os tempos. Venceu a Maratona de Porto Alegre sete vezes na categoria feminina, fora as provas menores que ganhou. Houve uma época em que ela chegava a se queixar de não ter concorrentes à altura. Ela abandonou as maratonas em 2002. Foram praticamente 20 anos de atletismo como competidora de ponta.

Mas na verdade o que me impressiona na Geny foi a maneira como ela começou. Um dia, já adulta, acho que com 20 anos, ela decidiu começar a correr. Em questão de um ano, talvez menos, era a melhor corredora do Rio Grande do Sul. Tudo bem, talvez ela se destacasse na Educação Física no tempo do colégio. Mas não foi uma atleta formada desde cedo, como seria de se imaginar. Simplesmente, de uma hora para outra, ela resolveu correr e descobriu que era uma campeã. Quantos jovens se preparam, se esforçam, lutam para chegar lá, alguns desistem, outros perseveram mas obtêm resultados apenas razoáveis, e Geny nasceu atleta e não sabia.

O mais incrível é que não é o único caso. O jornalista José Inácio Werneck, que nos anos 80 seria o editor da saudosa "Viva, a Revista da Corrida", tinha o hábito de correr regularmente. Um dia sua esposa, a americana Dawn Webb, resolveu tentar acompanhá-lo. Conseguiu sem a menor dificuldade. Logo estava vencendo provas não só de corrida mas também triatlons. Como Geny, teve o seu auge nos anos 80.

Não entendo isso. Quanta gente por aí se matando para baixar uns quilinhos ou simplesmente manter a forma, outros tantos sendo treinados desde cedo para se formarem atletas, e essas duas adultas saem correndo do nada para os pódios. Terá sido alguma configuração astral no começo dos anos 80 que propiciou esses milagres? Considerando que até eu tive a minha fase de corredor nessa mesma época, não duvidaria. Não fossem os riscos à saúde eu diria: pelo sim, pelo não, experimente dar uma corridinha. Quem sabe você não descobre que era atleta de competição desde pequenininho?