segunda-feira, novembro 07, 2005

A ciranda do Saracura


Em maio ou junho de 1984 – agradeço a quem me informar as datas certas* – o Saracura apresentou o show "Mais Além" na Reitoria da UFRGS. Sem que ninguém soubesse, talvez nem eles mesmos, seriam os últimos shows do grupo. Mas o fim não foi anunciado. Só depois de muito tempo que Nico Nicolaiéswky já vinha apresentando o seu lendário "Tangos e Tragédias" em dupla com Hique Gomez é que saiu na imprensa a notícia de que o Saracura tinha acabado. Uma das mais geniais bandas de Porto Alegre, infelizmente, legou-nos apenas um tímido LP de oito faixas lançado em 1982. O disco não chegava nem perto do que o quarteto era capaz de fazer em seus shows.

Uma curiosidade é que a música "Ciranda", apresentada no show como uma composição de Sílvio Marques e Orlando Nascimento, ganharia uma estrofe adicional de Nico Nicolaiéwsky e entraria no show "O Poeta Analfabeto", que Nico apresentaria nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 1986 no Teatro São Pedro.

(Clique nas imagens para ampliar.)

Não lembro de todo o trecho acrescentado por Nico, mas era algo mais ou menos assim: "Lá vai o menino / cheio de aventura /(...) sonho de criança / no mundo dos homens / cheio de alegria / nada mais importa / tudo faz sentido." Infelizmente, Nico nunca lançaria em disco as músicas desse ótimo show. O CD que saiu em 1996 se baseava numa apresentação menor de Nico com o baterista Fernando Pezão no Teatro Renascença. "Ciranda" tocou bastante nas rádios, graças a uma fita fornecida pelo próprio Nico, mas continua inédita em disco.

É por essas e por outras que eu às vezes torço o nariz para o "Tangos e Tragédias". Humor é bom, mas eu gostava mais do Saracura e dos projetos mais ousados de Nico como solista. De vez em quando ouço falar na possibilidade de lançar algum show do Saracura em CD. Ou talvez uma coletânea. Podiam fazer o mesmo com "O Poeta Analfabeto", do Nico.

Só para constar, o Saracura era: Nico Nicolaiéwsky no piano e acordeom, Sílvio Marques nas violas, Flávio Chaminé no baixo e Fernando Pezão (substituindo a integrante original Gata) na bateria. Chaminé faleceu recentemente.


*P.S.: Os shows aconteceram de 14 a 17 de junho de 1984. Eu lembrava que tinha sido depois de 13 de maio (quando comecei a namorar minha futura esposa, que foi ao show comigo) e antes de 20 de junho (quando faleceu meu pai). O Saracura realmente não pensava em acabar, pelo contrário: a idéia do show era mostrar as músicas do segundo LP, que seria gravado no Rio, mixado no exterior e lançado em todo o Brasil pela gravadora Continental (que já havia relançado o primeiro). Infelizmente, nada disso se concretizou.