quinta-feira, dezembro 02, 2004

As regras que eu criaria

Se eu criasse um grupo de discussão na Internet, estas seriam as regras que eu estipularia:

1) Mensagens fora do tema (os famosos "off-topic") serão toleradas se forem discussões interessantes e não ofensivas aos demais integrantes do grupo. Mas que sejam realmente discussões, opiniões pessoais, e não mensagens repassadas.

2) Não mande piadas, nem mensagens de auto-ajuda, nem arquivos do Power Point, por mais interessantes que você os tenha achado. Arquivos de áudio e vídeo serão tolerados se estiverem relacionados ao tema do grupo.

3) Não mande textos do Luís Fernando Verissimo, nem do Arnaldo Jabor, nem do Vinicius de Moraes, nem do Mário Quintana, nem do Miguel Falabella ou de quem quer que seja. Como é grande a chance de a autoria desses textos não ser legítima, melhor não abrir precedente.

4) Não mande letras de músicas conhecidas. Ah, que saco ler aquelas mensagens do Orkut contendo letras de música que todos já conhecem de cor e nada mais! Não acrescentam nada. Se for o caso, poste um link para o site onde as letras se encontram, mas não mande nenhuma!

5) Se fizer uma pergunta tipo "alguém sabe", "alguém tem" ou "alguém pode" e ninguém se manifestar, não se irrite. Se não houve resposta é porque "ninguém sabe", "ninguém tem" ou "ninguém pode". Agora imagine se, num grupo de 500 a mil pessoas, cada uma fosse se dar ao trabalho de enviar uma resposta só para dizer "não sei", "não tenho" ou "não posso".

6) Assim também, se enviar uma mensagem contendo apenas uma informação ou comentário e ninguém responder, isso não significa que a mensagem não tenha sido lida e apreciada. Não cobre manifestação de ninguém. Isso deve acontecer espontaneamente.

7) Quando entrar alguém novo no grupo, a melhor recepção que poderá ter é se entrosar rapidamente e ler mensagens interessantes. Não há necessidade de cada um dos 500 a mil integrantes enviar uma mensagem dizendo "Bem-vindo, Fulano!" Ou então aproveite uma mensagem sobre outro assunto para dar as boas vindas.

8) É proibido mandar fotos de cachorros desacompanhados de seus donos. (Se acha que a regra é injusta ou não tem lógica, lembre-se do que escrevi lá em cima: estas seriam as regras que eu estipularia. Não gosto de ver fotos de cachorros desacompanhados de seus donos, logo, proibiria.)

9) É proibido enviar arquivos MP3 de discos à venda nas lojas. Quem quiser que vá comprar, ora!

10) Se você nasceu depois de 1970, está proibido de falar mal dos Beatles. Você não pode falar mal do que não conhece. Mas se falar bem, terá crédito, independente da idade.

Essas regras entrarão em vigor tão logo eu tenha coragem de criar um grupo de discussão e impô-las na maior cara-de-pau aos futuros integrantes.