quarta-feira, dezembro 01, 2004

Dezembro

Dezembro sempre foi o meu mês preferido. Claro que janeiro e fevereiro têm o seu valor. Mas não teriam a menor graça sem dezembro antes. É o famoso mês "festa e festa". Faço aniversário em dezembro. As pessoas me perguntam se não acho ruim que seja tão perto do Natal. Em primeiro lugar, não é tão perto assim. Em segundo, acho que todos se acostumam com o aniversário que têm, pois nunca tiveram a experiência de aniversariar num dia diferente. Pra mim o aniversário era o dia de ganhar presentes dos meus convidados, na festa. E nisso meus pais sempre capricharam, nunca me faltou festa de aniversário na infância. Já o Natal era o dia de ganhar um presentão, geralmente algo escolhido com calma durante todo o ano. Acho que os mais marcantes foram um gravador aos sete anos, que eu usava para gravar minha voz, brincando de programa de rádio, e o "Pega-Pega Trol", alguém conheceu? Dois carrinhos a pilha que andavam numa pista imitando uma cidade. Um batia no outro.

Algumas coisas mudaram na adolescência e na vida adulta, mas não a sensação de que dezembro é um mês de final feliz. O ano tem seus altos e baixos, mas no fim tudo dá certo. Nos últimos anos, confesso que tive alguns dezembros pesados, que quebraram a regra. O de 2001 foi perfeito. Já o de 2002 foi um horror, não teve cara de dezembro. O de 2003 foi um pouco melhor, até trouxe uma boa notícia, mas não varreu completamente os maus fluidos. Mas nada disso mudou o meu otimismo quando chega esta época do ano. As coisas vão melhorar. Se não for no aniversário, vai ser no Natal. Papai Noel vai trazer mudanças para melhor em seu enorme saco. Ou então vai ser no Ano Novo, mesmo. Tem o verão, têm as férias, tem muita coisa legal pela frente. Dezembro anuncia tudo isso.

Todos os anos eu digo que não vou deixar para a última hora para procurar meus CDs de Natal. Gosto daqueles bem tradicionais, de preferência com coral. O Fischer Chöre cantando em alemão, que eu não entendo nada mas acho lindo. O Mormon Tabernacle Choir cantando a versão em inglês de "Adeste Fidelis": "oh coooooome all ye faaaaaaiiiiithfull, joyful and triuuuuuuuumphant, o cooooooome all ye coooooome ye to Beeeeeeethleheeeeeem...." O Madrigal Cantovivo cantando "Jesus Cristo Alegria dos Homens": "éééééééé Jesuuuuuuuuus que aaaaaaaaaleeeeeegriiiiiiia"... Pra mim música de Natal tem que ter jeito de música de Natal, mesmo. Detesto esses discos oportunistas, tipo o "25 de dezembro" da Simone ou os "Natais Gaudérios" da vida. Mesmo as canções natalinas de músicos pop, como "Happy Xmas" de John Lennon, "Step Into Christmas" de Elton John e "Thank God it's Christmas" do Queen não me entusiasmam tanto quanto os clássicos. Bem lembrado, vou hoje mesmo começar a procurar os CDs na minha coleção. Pode ser que até o Natal eu ache todos.