sábado, novembro 06, 2004

"A" Zero Hora

Um "anonymous" da vida resolveu me corrigir numa mensagem abaixo:

o correto é "o Zero Hora". Vc está se referindo ao jornal, substantivo masculino.

Escreveu exatamente assim, começando a frase com letra minúscula. Faço questão de reproduzir aqui a resposta que coloquei no comentário:

"Anonymous", bem se vê que você não é do Rio Grande do Sul. Só quem é de fora diz "o" Zero Hora. Aqui todos chamam normalmente "a" Zero Hora, porque foi o jornal que sucedeu "à" Última Hora. Agora, se o certo também era "o" Última Hora, então estavam todos falando errado. Certos gêneros se consagram. Por que se diz "a" Ponte Preta se é "o" time? Porque consagrou-se fazer a concordância com a palavra "ponte". Por que os brasileiros dizem "a" Disney World se é "o" mundo de Disney? Porque antes diziam "a" Disneylândia e o artigo ficou. Por que se diz "um mulherão" e não "uma mulherona"? Você deve ser o mesmo chato que passa o dia inteiro varrendo o blog da Rosana Herrmann em busca de vírgulas indevidas. Venha passar um tempo no Rio Grande do Sul antes de querer me ensinar gauchês, tá?

1 Comments:

Blogger jader_cm said...

Tem anonymous que nunca ouviu falar que silepse de gênero é figura de linguagem e não obrigação gramatical e ainda vai te encher o saco? Só posso dizer o seguinte, Emílio: ser bom dá nisso. Inveja saindo pelo ladrão!

Abraços!

P.S.: tinha que acontecer logo em final de período a minha descoberta do seu blog? Minha tese está correndo grandes riscos por isso! Hahahahahaha!

1:12 PM  

Postar um comentário

<< Home