quinta-feira, setembro 09, 2004

SPAM e Cavalos de Tróia

Duvido que alguém receba mais SPAM do que eu. Tenho o mesmo endereço de e-mail desde 1996, espalhei-o por toda a Internet e nunca instalei nenhum filtro. Meu provedor está oferecendo esse recurso (por um preço, é claro) e breve devo implementá-lo. Acho que vai servir até como teste para a ferramenta anti-spam. Vamos ver se funciona mesmo!

Recebo as mais diversas ofertas, tanto em português quanto em inglês. Perca peso. Aumente seu pênis. Resolva seus problemas de impotência sexual. Livre-se da psoríase. Epa! Eu não tenho psoríase! (AHÁ – brincadeira, gente!) Muitas mensagens vêm com títulos enganosos, se fazendo passar por assuntos particulares. Você compraria alguma coisa de quem se vale desse expediente para oferecer seu produto?

Mas o SPAM deve dar certo, ou não seria tão utilizado. Aí lembro que eu próprio já comprei dois videodiscos e um CD de um "executivo em mudança" que estava vendendo até as cuecas. Ele foi bem objetivo no que estava oferecendo e me transmitiu confiança. Acertamos os detalhes por telefone, eu fiz o depósito na conta dele e recebi a mercadoria muito bem acondicionada em embalagem de papelão. Acho que os spammers seriam mais espertos se anunciassem com clareza e honestidade o que têm a oferecer.

Também recebo e-mails mal-intencionados contendo "cavalos de tróia" ou falsas solicitações de atualização de cadastro, com o objetivo de roubar minhas senhas. Por sorte já aprendi a reconhecê-los de cara. Nem baixo essas mensagens. Deleto tudo no próprio webmail. Mensagens legítimas contendo cartões virtuais geralmente vêm com o nome do remetente. Às vezes até examino os links, por minha conta e risco, para ver onde vão dar. Mas podem ter certeza de que nenhum banco ou loja virtual solicita atualização de cadastro por e-mail.