quarta-feira, setembro 01, 2004

O telefone

Existem algumas regras básicas que as pessoas poderiam aprender ao usar o telefone:

1 – Se você discar um número e for informado de que não era o que você estava procurando, não adianta tentar convencer a pessoa do outro lado que ela é que está no lugar errado. Peça desculpas pelo engano e ligue novamente.

2 - Se você discar a segunda vez e a mesma pessoa atender informando que não era o que você estava procurando, a possibilidade maior é a de que você esteja com o número errado. Não adianta discar a terceira, a quarta e a quinta, pois continuará chegando no mesmo lugar.

3 – Quando fizer uma ligação a cobrar e a gravação disser "diga seu nome e a cidade de onde está falando", isso quer dizer que é para você dizer seu nome e a cidade de onde está falando e não "alô, Fulano?"

4 – Se a sua ligação a cobrar for atendida e seguir-se um longo silêncio, provavelmente foi a secretária eletrônica que atendeu e você não chegou a ouvir a mensagem porque a gravação "a cobrar" se sobrepôs. Experimente deixar um recado em vez de ficar gritando "ALÔ... ALÔ...!" Se quiser tentar ligar mais uma vez, tente, mas só mais uma vez, por favor!

5 – A parte de baixo do gancho de um telefone não é um enfeite, é um microfone. É ali que você tem que falar se quiser ser ouvido em alto e bom som.

6 – Nem sempre a pessoa que atendeu sabe informar o paradeiro de quem você estava procurando ou a hora em que vai retornar. Não insista.

7 – Se você ligar dizendo que tem um produto para oferecer e o interlocutor responder que não está interessado, não pergunte por quê. Agradeça e se despeça. Danem-se as técnicas de telemarketing que você aprendeu, simplesmente agradeça e se despeça!

8 – A tecla "sustenido" que você tem que apertar para que os créditos do seu celular sejam aceitos é esta - # -também conhecida como cerquinha ou jogo da velha. Infelizmente quem redigiu a mensagem não sabe que nem todos os usuários de celular conhecem notação musical.

9 – Você grava um recado na secretária eletrônica da mesma forma com que conversaria normalmente com o interlocutor, ou seja, falando ao telefone. Logo, perca esse medo ou preconceito de deixar recados. O prejudicado pode ser você mesmo.

10 – Quando a secretária eletrônica atende, muitas vezes pode não haver mesmo ninguém em casa. Logo, não fique gritando "Fulano, atende... ATENDE!" Se ele estiver em casa e quiser atender, fará isso de qualquer maneira enquanto você está gravando seu recado.