sexta-feira, dezembro 31, 2021

Olyr Zavaschi e o especial de 25 anos de ZH


Na quarta-feira, dia 29, apareceu no Facebook um convite para o lançamento do livro "Olyr Zavaschi, o Legado de Um Homem Cordial", de Mario de Santi. A sessão de autógrafos seria às 18 e 30 na Bamboletras. Imediatamente lembrei-me de que eu tinha em meus arquivos um especial de aniversário da Zero Hora em que Olyr aparecia. Prometi a meus amigos virtuais que disponibilizaria o programa no YouTube no máximo até o dia seguinte. Falei isso inclusive para a viúva de Olyr, que estava no lançamento da biografia.

À noite, em casa, fiquei atônito, pois não conseguia encontrar de jeito nenhum o DVD-R com a gravação. Repassei três vezes minhas seis caixinhas de arquivo e não achei nada. Cheguei a colocar para rodar alguns DVDs com informações vagas, como "Diversos" e programa tal "e mais", para ver se não estaria ali. Nada. De repente, antes tarde do que nunca, a memória funcionou. Liguei meu gravador de DVD Pioneer e examinei o conteúdo do HD interno. Bingo! Estava lá. Passei para um DVD, converti para arquivo de vídeo e subi para o YouTube. Aí está:

Um detalhe é que foi minha mãe quem tomou a iniciativa de gravar o programa. Tem a letra dela no rótulo da fita VHS. Inclusive, ela perdeu o comecinho do especial. Só que eu não lembrava exatamente quando "Zero Hora 25 Anos" tinha ido ao ar. Eu me recordava que já estava casado e não morava mais com ela. Pelo título, não foi difícil obter uma localização aproximada. O jornal completou 25 anos em 4 de maio de 1989. Logo, o programa foi transmitido próximo dessa data. E então percebi algo incrível: minha mãe fez a gravação no mês em que viria a falecer. O óbito aconteceu no dia do aniversário do meu pai, 30 de maio. Como ele partiu antes, todos pensamos que ela foi de presente para ele. Ela tinha câncer, mas permaneceu ativa e fazendo planos até o momento da última hospitalização.