quarta-feira, dezembro 15, 2021

Apareceu a cantora misteriosa

Às vezes, uma informação que a gente já quebrou cabeça pesquisando acaba aparecendo onde e quando menos se espera. Em 2009 eu contei a história de uma "gravação misteriosa" que estava numa fita que meu irmão João Carlos me deu quando eu tinha 11 anos. Descobri que era "The Night They Drove Old Dixie Down", mas não com Joan Baez e sim com uma vocalista desconhecida fazendo cover. E comentei: "Se a anônima que imitou o estilo de Joan Baez não se lançou como cantora com identidade própria, foi um desperdício. Meu próximo passo será descobrir quem é ela". Vocês podem ler o relato completo clicando aqui.

Pois recentemente eu estava escutando o audiobook com a autobiografia da cantora e atriz inglesa Dana Gillespie, "Weren't Born a Man", o mesmo título do que eu considero o seu melhor álbum, quando ouvi da própria voz dela que ela participou de alguns discos da série "Top of The Pops". Ela não se recorda de todas as músicas em que cantou, mas lembra com certeza de ter feito vocal solo em "The Night They Drove Old Dixie Down" de Joan Baez, "That Same Old Feeling" de Pickettywitch e "Chirpy Chirpy Cheep Cheep" do Middle of the Road. BINGO! Então era ela a cantora misteriosa! A exemplo de Elton John, ela é uma artista famosa que fez trabalhos sem crédito (mas com pagamento) para a citada série de álbuns de covers. Então não houve desperdício, ela se lançou, sim, com identidade própria. Ouçam abaixo a gravação em questão. Como já disse na postagem de 2009, gosto mais desta do que da de Joan Baez. 
Uma última observação: como vocês podem ver na foto acima, Dana tinha atributos semelhantes aos de Jayne Mansfield e Fafá de Belém. E também era estigmatizada por referências a seu busto onde só deveria haver apreciação ao seu talento artístico.