sábado, novembro 18, 2017

Não é de Lionel Richie

Não é só na literatura que podem acontecer confusões de autoria. E mesmo antes da era da Internet. Hoje tive uma descoberta que me pareceu mais como uma revelação. Uma música que pensei a vida inteira que fosse de Lionel Richie... não é de Lionel Richie! Sempre que eu escutava "You and I" (existem trocentas músicas com esse nome, mas refiro-me especificamente à que indicarei a seguir), me vinha à mente a capa do primeiro LP de Lionel, de fundo amarelo. Nunca comprei aquele disco, mas às vezes pensava: quem sabe antes tarde do que nunca? Afinal, ele contém aquele dueto que eu acho lindo. 

Pois hoje o assunto Lionel Richie surgiu no Facebook. Fui correndo procurar a balada romântica de que eu tanto gostava. Pelo nome de Lionel, não apareceu nada. Experimentei um trecho da letra: "Just you and I sharing..." Aí, para minha surpresa, vieram os nomes de Eddie Rabbitt e Crystal Gayle. Que havia uma mulher cantando junto eu sabia, óbvio. Mas sempre associei a voz masculina à do ex-vocalista dos Commodores. Pois hoje descubro que não só é um cantor branco, como seu gênero é country music. Agora que estou esclarecido, percebo que a voz dele não é exatamente igual à de Lionel. Mas tem algumas nuances parecidas. E "You and I" se assemelha a "Endless Love", o clássico dueto de Lionel com Diana Ross. Foi lançada em 1982, mas lembro de tê-la ouvido com certeza em 1983. Como era bom ter 22 anos.

Ouçam a gravação original aqui.