quarta-feira, novembro 08, 2017

Luiz Coronel por Fafá de Belém

A grande pedida da Feira do Livro de Porto Alegre neste ano é o CD Book "Cantos de Leontina das Dores", creditado a "Luiz Coronel e Parcerias". Além de várias letras do poeta gaúcho e ilustrações diversas de seus personagens por artistas consagrados, o volume de capa dura com 180 páginas inclui um CD exclusivo em que a cantora paraense Fafá de Belém interpreta canções com o personagem Leontina das Dores. A criação mais memorável de Coronel é Gaudêncio Sete Luas, mas Leontina também foi marcante. 

A ligação de Fafá com o cancioneiro gaúcho não é nova. Já em começo de carreira, nos anos 70, ela havia gravado "Gaudêncio Sete Luas" e "Cordas de Espinhos", da dupla Marco Aurélio Vasconcellos e Luiz Coronel, além de "Vento Negro" de Fogaça e "Haragana" de Quico Castro Neves. "Cordas de Espinhos" ficou na lembrança, entre outras coisas, graças a um comercial de TV ("geada vestiu de noiva / os galhos da pitangueira"), e as outras três eram do repertório dos Almôndegas. No CD do livro, ela canta "Leontina das Dores", "Canto ao Filho que Vai Nascer",  "À Espera de Seu Homem" (melodias de Marco Aurélio Vasconcellos), "Flor de Laranjeira" (Isabela Fogaça), "Canto das Bodas de Leontina das Dores", "Rezas ao Pé do Berço" (ambas de Marlene Pastro), "Canto do Primeiro Amor de Leontina das Dores" (Airton Pimentel), "Fala de Flores" (Raul Ellwanger, aqui com participação especial do gaiteiro Renato Borghetti), "Canto das Despedidas de Leontina das Flores" e "As Mulheres da Minha Terra" (ambas de Sérgio Rojas). O acompanhamento é da Orquestra Unisinos Anchieta, com regência de Evandro Matté e arranjos de Alexandre Ostrovski Jr. A última faixa é uma bonita suíte instrumental com trechos de todas as músicas. 

O livro está à venda na barraca da Isasul Livraria e o preço na Feira - excelente, considerando o CD e a qualidade de impressão - é 40 reais.