quinta-feira, outubro 19, 2017

Impressionando-se com o óbvio

Acho incrível que alguém ainda se impressione com esta obviedade matemática. Compartilham como se fosse algo extraordinário e inusitado. "Eu testei e deu certo!"  Mas não acontece a cada mil anos. Para o resultado ser 2017, só vale para este ano. Para o resultado ser o ano corrente, vai dar certo sempre.

Na minha infância e adolescência eu até gostava daqueles truques que começavam com: "Pensa em um número." Aí, depois de uma série de somas e subtrações, invariavelmente vinha: "Agora subtrai o número em que pensaste" (tá, estou aprimorando, o que geralmente se dizia é "tira o número que tu pensou"). Então o proponente da questão "adivinhava" o número resultante. Uma conta simplíssima em que o "x - x" tornava desnecessário conhecer o valor da incógnita, mas eu ficava bem impressionado. Mas essa imagem aí nem ao menos tenta disfarçar a banalidade da afirmação. E tem gente que não percebe.