sexta-feira, novembro 04, 2016

Formatura em Direito

Acho que nem todos os frequentadores assíduos deste Blog sabem que, antes de me formar em Jornalismo, graduei-me em Direito. Foi em dezembro de 1985. Já existia videocassete naquele tempo, mas a cultura de mandar gravar em vídeo comemorações e eventos importantes ainda não estava consolidada. Mas a minha formatura foi notícia na RBS TV. Um grupo de alunos estava se formando com liminar para quebra de pré-requisito nas disciplinas cursadas. Um detalhe que a matéria não explica, mas eu lembro bem, é que a transcrição datilografada do despacho do Juiz continha um erro: citava "o impetrante", enquanto o original manuscrito estava corretamente no plural. Por isso o Diretor, a princípio, chamou apenas um dos seis alunos. Depois, ao constatar o erro no processo, interrompeu o discurso do orador de turma e explicou a situação. Ao final, todos foram chamados, inclusive os que, por solidariedade, haviam se negado a colar grau.

Uma curiosidade, para mim, é que logo após o fim da reportagem, quem aparece no estúdio é Cláudia Nocchi, que viria a ser minha professora na Faculdade de Jornalismo. De uma forma ou de outra, as fases da vida da gente acabam se interligando.