quinta-feira, setembro 12, 2013

Livro cita texto meu com autoria incorreta

Quando fiquei sabendo que o livro "O Rock Errou - Os maiores boatos, lendas e teorias da conspiração do mundo do rock", de Sérgio Pereira Couto (editora Matrix), incluía a polêmica Secos e Molhados x Kiss, logo imaginei que meu texto sobre o assunto pudesse ter servido de fonte. O que eu jamais poderia adivinhar é que o autor tivesse citado especificamente a minha pesquisa, mas com crédito para outro. Ele se baseou na transcrição feita pelo site Whiplash e se deixou confundir pelo nome que aparece no topo. E assim, na página 211, um parágrafo inteiro redigido por mim é introduzido desta forma: "...eis aqui o argumento de Rodrigo Rodrigues no Whiplash:" Mais adiante ele observa que "ainda segundo o Whiplash..." e segue citando os dados que eu levantei. 

Ora, em primeiro lugar, o texto não é original daquele site. Eles apenas republicaram o que eu postei originalmente aqui no Blog! Logo, não cabe dizer "segundo o Whiplash". De resto, nunca me preocupei que o Whiplash tivesse creditado Rodrigo Rodrigues no local onde se esperaria encontrar a indicação do autor, porque meu nome é citado por duas vezes na transcrição. Há também links para cá, um deles explicitamente ao lado da referência "Fonte". Faltou atenção a Couto, além de bom senso para buscar o endereço original da pesquisa. É bem verdade que substituí o texto anterior (transcrito no Whiplash) por uma versão totalmente reescrita. Mas até nisso teria sido melhor se o autor se baseasse na edição atualizada, pois ela traz informações novas. O primeiro show dos Secos e Molhados com maquiagem não foi em dezembro de 1972, como eu pensava. E a viagem ao México aconteceu em maio, não em março. Fico feliz de saber que há interesse pela minha pesquisa, mas também decepcionado de ver a forma descuidada com que foi incluída no livro. 

Quem se interessar pelo assunto pode ler o texto atualizado aqui. E, apenas a título de curiosidade, a transcrição da versão antiga no Whiplash está aqui.

P.S.: O autor já entrou em contato comigo pelo Facebook e por aqui (ver nos comentários). Falhas acontecem, mas eu não poderia deixar de fazer a observação. O mal entendido está desfeito. Quem bom que ainda existem pessoas com caráter e humildade para reconhecer seus erros.

4 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Já contactaste o autor ou a editora para uma eventual errata, ou coisa parecida?

11:58 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Não, só divulguei aqui e no Facebook.

6:13 AM  
Blogger Ghost Writer said...

Emílio, infelizmente só descobri seu post agora. Peço um milhão de desculpas e já anotei aqui para fazer uma errata na próxima edição.

10:42 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Sem problemas, Sérgio, já aceitei seu pedido de amizade lá no Facebook!

12:02 PM  

Postar um comentário

<< Home