segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Paródia minha no Facebook

Foi uma grata surpresa para mim encontrar esta imagem sendo divulgada no Facebook. Ela contém uma paródia que fiz em 2005 do poema supostamente intitulado "Um dia descobrimos". O verdadeiro autor ainda não foi descoberto, mas o texto circula com a assinatura indevida de Mario Quintana. Se não me engano escrevi isso no auge de minha indignação com as autorias incorretas que grassavam na Internet. Especificamente, eu havia sido debochado por uma moderadora de uma comunidade do Orkut que tinha esses versos como tema e, claro, os atribuía a Quintana. Ao avisar do erro, a resposta que recebi foi: "Conhece o autor? Então está tão informado quanto eu!" Depois dessa "pérola" a moça me bloqueou para que eu não a importunasse mais com correções incômodas. E manteve a informação errônea na apresentação da comunidade. Mas é bom saber que não estou sozinho nessa luta que atrai antipatias. O estilo de Mario Quintana não chegava nem perto dessa longa e repetitiva ladainha.

Leiam também:

Os falsos Quintanas
De novo as falsas autorias

3 Comments:

Blogger Cassio said...

Hoje eu cheguei ao seu Blog. E foi por causa de uma pesquisa que fiz sobre a frase do "Quem não....Olhar, patati, patata....". Eu já sabia que a frase não era do Mario Quintana, pois já tinha pesquisado no passado, mas precisava de evidências. Uma página de temas mentais do Facebook colocou a frase como chamada para um texto e eu comentei que não era do Mario. Falei que já tinha pesquisado antes. Pois bem: falaram que tinham pesquisado também e era! sabem onde em um site de citações. Só que no mesmo site de citações constava a frase como sendo um provérbio Arabe. E mesmo eu mostrando isto, não se convenceram. Usaram uma argumento fantástico: Um video do Youtube!! com o texto integral!! Caramba. O fato de estar no Youtube agora prova que algo é de um autor. É terrivel ver a inteligência está cada vez mais sendo soterrada nestes tempos de internet.

8:15 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Complicado, né, Cássio? Cada um que aparece por aí...

8:20 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

E, se ainda não leu, leia este tópico:

http://emiliopacheco.blogspot.com.br/2008/11/de-novo-as-falsas-autorias.html

8:23 PM  

Postar um comentário

<< Home