segunda-feira, novembro 01, 2010

Água para Elvis

Viram a entrevista de Paul McCartney para Zeca Camargo? Um trecho que me chamou a atenção foi aquele em que Paul comenta que não bebe um só gole d'água em suas três horas de show. E depois exemplifica: "Imagine Elvis cantando (imita o vozeirão do Rei do Rock) e interrompendo (finge pegar um copo e beber)..."

Paul com certeza nunca escutou o LP "Having Fun With Elvis on Stage", de 1974. Esse é talvez o mais absurdo disco já lançado na história do rock. Ele não contém música, somente papos de Elvis com a plateia entre uma canção e outra. Hoje é comum saírem discos de "palavra falada" por gravadoras obscuras tentando faturar com a fama do artista, mas esse foi um produto legítimo e autorizado da RCA. Lembro de ter lido em uma crítica da Rolling Stone americana que a gravação incluía abobrinhas e "centenas de pedidos de copos de água". Exageros à parte, dei uma escutada rápida no lado A (achei na Internet) e há, sim, um momento em que Elvis se desculpa: "Preciso beber muita água, pois é muito seco aqui em cima." Paul deveria ouvir esse disco inteirinho, nem que fosse por penitência. Mas acho que não aguentaria. Iria pedir água antes.


(Imaginem se Paul chegasse a se apresentar na secura de Brasília, como se especulava no início do ano. Lá ele não iria aguentar três horas de show sem molhar o bico. Ou desmaiaria no palco.)