terça-feira, setembro 28, 2010

Picanha com cebola e queijo

Em 1990, fiquei cinco meses em Brasília. Eu e meus colegas nos hospedamos em um apart-hotel próximo a uns restaurantes muito legais com música ao vivo. Um deles servia picanha na chapa com cebola e queijo. Comia-se diretamente na chapa, que era pequena e continha uma porção individual. Como não encontrei algo parecido nos restaurantes de Porto Alegre, o jeito foi eu mesmo aprender a fazer. E não é que consegui? Para o meu paladar, pelo menos, a minha picanha com cebola e queijo não fica devendo nada à de Brasília.
Não tem mistério. A quantidade de cada ingrediente depende do tamanho da chapa. O resultado que vocês veem na foto foi feito com cinco fatias finas (e relativamente estreitas) de picanha, duas cebolas e cerca de 250 gramas de queijo. Já experimentei fazer com muzzarela e não gostei, ficou sem gosto. Prefiro o sabor acentuado do queijo prato ou lanche. A cebola é fatiada e desmanchada. Você pode lavá-la com água quente, se quiser. Eu prefiro lavar com água fria ou até, se for o caso, nem lavar, pois aprecio a sua acidez natural.
Corte fatias bem finas de picanha, salgue a gosto e comece a grelhá-las na chapa. Quando achar que estão praticamente prontas, faltando apenas alguns segundos para ficar no ponto desejado (ao gosto do freguês - eu prefiro "ao ponto", mesmo), cubra-as com a cebola desmanchada, procurando fazer uma cobertura uniforme, mas baixa. Em seguida, cubra as cebolas com fatias de queijo, evitando "empilhá-las", mas sem deixar espaços. Assim que o queijo derreter, está pronto. Bom apetite!
A cebola e o queijo entram somente no final. Assim, a cebola não perde sua crocância e o queijo apenas derrete. Como acompanhamento, pode servir pãozinho francês (conhecido no Rio Grande do Sul como "cacetinho") fatiado.

1 Comments:

Anonymous janete said...

Realmente fica maravilhoso,vale a pena conferir. Experimentem, depois comentem aqui.

3:12 PM  

Postar um comentário

<< Home