sexta-feira, fevereiro 12, 2010

O Gibb errado

A Janete está lendo "John Lennon - a Vida", de Philip Norman, edição em português, e veio comentar comigo sobre um trecho que cita Barry Gibb, dos Bee Gees. Fui ver e fiquei surpreso de constatar que ele é mencionado como marido da cantora Lulu. Ora, todos sabem que ela foi casada com o saudoso Maurice Gibb. Eu tinha lido a edição em inglês, mas tive que esperar nossa volta a Porto Alegre para conferir se também continha o erro. Não, o meu livro fala em Maurice e Lulu, com quem ele "estava saindo" (que, em inglês, é quase o mesmo que "namorando") na época do fato descrito. Duas divergências, portanto: marido e estado civil.

Não acredito que a falha seja do tradutor. Ele deve ter trabalhado em cima de um texto que depois teve correções. Se quiserem conferir, está no último parágrafo do capítulo 20.