segunda-feira, fevereiro 18, 2008

O Capitão 12

Este assunto já havia sido abordado aqui no blog, mas sem o vídeo para acompanhar. Então aqui vai uma versão revista e ampliada

Quem lembra do Capitão 12? Era um "super-herói" que a TV Gaúcha lançou em 1968 em um programa infantil. Sua "identidade secreta", digamos assim, era o locutor Osmar Lara, que no vídeo abaixo aparece 20 anos depois recordando os tempos em que usou a roupa com máscara e tudo. Ele diz que "estávamos a um ano da conquista da lua". Correto: lembro bem que estava assistindo a um programa dele no mesmo domingo do Gre-Nal de 1968 que o Grêmio venceu por 4 a 0. Ele perguntou quem eram os gremistas da platéia, mas salientou: "Só os gremistas. Os internacionalistas ficam quietos." Foi a única vez na minha vida que ouvi o termo "internacionalistas".

O Capitão 12 tinha um cumprimento próprio, que era um movimento do braço direito sobre o peito. Tinha também um lema: "Decidido, obediente, zeloso e estudioso." Só muitos anos depois, puxando da memória, fui perceber que as iniciais dessas palavras formam "d-o-z-e". Essa imagem que apareceu no especial era uma foto. Provavelmente não existem filmes ou vídeo-tapes do Capitão 12. Teria curiosidade de saber se ao menos o uniforme foi preservado. Lara falou na conquista da lua, mas é bom lembrar que 1968 foi também um ano em que os super-heróis estavam no auge, com o sucesso dos heróis da Marvel no Brasil em revistas da EBAL. Nota-se uma certa inspiração do Capitão 12 no Capitão América.

Osmar Lara faleceu há alguns anos. Encerrou sua carreira de locutor na Rádio Horizonte, de Capão da Canoa, que hoje tem um estúdio com o seu nome.


1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Grande radialista. Tive uma vez na rádio capital am e o mesmo me recebeu super bem.

10:24 PM  

Postar um comentário

<< Home