sexta-feira, junho 29, 2007

Dicas

Hoje é sexta-feira, mas que cerveja, que nada. Tenho coisas mais interessantes para fazer. Aliás, nem sei se vou ter tempo para todas.

Sabe aquele amigo ou conhecido que canta bem e você acha que deveria pelo menos tentar uma carreira artística? Pois hoje tem o show dos "Rock Fevers" às 23:30 no Abstratus Bar, Rua Otávio Correa 35, na Cidade Baixa. No sentido centro-bairro, são duas ruas antes da Venâncio Aires. Nunca vi o grupo tocar, mas estou curioso para conferir a performance de Fernando Bassols, filho de colegas meus. Já ouvi uma fita do rapaz cantando e parece ser muito bom.

No sábado tem mais música. A cantora Denise Tonon, depois de mais de 15 anos fora de Porto Alegre (morou um tempo em São Paulo, depois em Portugal), está de volta. Ela vai se apresentar no sábado às 17 horas na Livraria Cultura, no Bourbon Country. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. É a chance de ouvir o que a Denise anda fazendo depois de tanto tempo. Um dos locais onde ela costumava se apresentar em Porto Alegre já nem existe mais: era o Porto Velho, na Andrade Neves. Virou um estacionamento a céu aberto.

Por fim, também no sábado, não sei se vou ter tempo, mas adoraria dar uma passada em um dos cinemas da Casa de Cultura Mario Quintana e rever um dos filmes da minha infância: "Teixeirinha a Sete Provas". Sem dúvida a sessão deverá atrair pesquisadores e entusiastas do cinema gaúcho por um motivo: por muito tempo acreditou-se que não existiam mais cópias do filme. O livro "Teixeirinha e o Cinema Gaúcho", de Miriam de Souza Rossini, afirma: "...não existem cópias em vídeo e as em película estão improjetáveis". A nota de rodapé completa: "Tampouco existem matrizes de reprodução e os negativos originais estão em péssimo estado". Tudo isso para justificar o fato de a autora não ter assistido ao filme. Mas na recente produção "O Homem Que Copiava", de Jorge Furtado, filmada em Porto Alegre, há uma cena em uma locadora de vídeo em que o televisor mostra Teixeirinha saltando da Ponte do Guaíba. É talvez a cena mais lembrada de "Teixeirinha a Sete Provas". Agora está aí uma nova sessão. De onde terá saído essa cópia? Estará em bom estado?

Um dos que confirmava a inexistência de cópias sobreviventes era o assistente de direção Aníbal Damasceno Ferreira, que foi meu professor na Famecos. Numa das muitas longas conversas que tivemos ao nos encontrarmos por aí, ele tinha curiosidade de saber o que eu lembrava do filme. Comentou também que era curioso como as pessoas da minha geração haviam curtido Teixeirinha na infância e citou Carlos Gerbase (que também foi aluno de Aníbal e até hoje é grato ao mestre) como outro que também tinha assistido aos filmes do cantor. Meu argumento foi o de que não havia muitos filmes "censura livre" naquela época e tínhamos que aproveitar todos. O professor de literatura Carlos Appel afirma que "Teixeirinha a Sete Provas" tem seu enredo inspirado na lenda da Salamanca do Jarau. Falei sobre isso para o Aníbal, mas ele disse não saber de nada a respeito.

Aguardem para breve, talvez até já no domingo, as "googladas incautas" de junho. As pessoas continuam abrindo o coração para o Google.