quinta-feira, dezembro 07, 2006

Filme polêmico

Está circulando um e-mail conclamando a todos a boicotar o filme "Turistas", que teve estréia recente nos Estados Unidos. O título original é esse mesmo e não "Tourists", como poderíamos imaginar. A palavra em português foi usada para dar um toque de exotismo. Segundo a mensagem, o enredo conta a história de seis jovens americanos que vêm ao Brasil passar as férias. Aqui chegando, tomam uma caipirinha com "boa noite Cinderela", são assaltados, seqüestrados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da indústria negra dos transplantes. Após um alerta sobre o prejuízo que a película poderá ter para o turismo, o e-mail termina com o pedido: "Não assistam, não dêem dinheiro a uma produção que só visa a denegrir nossa imagem."

Normalmente eu não simpatizo com manifestações exacerbadas de xenofobia. Não vai muito longe: lembram de uma época em que o Casseta e Planeta estava pegando no pé dos gaúchos? Pois eu recebi diversos e-mails tentando organizar um boicote ao programa. O discurso era o mesmo, "estão denegrindo a nossa imagem, blá blá blá". Imagino que devam ter enviado cartas de protesto à Globo. Ora, esse tipo de reação careta e sem espírito esportivo faz o mesmo efeito de demonstrar que não gostou de um apelido: aí mesmo é que pega! Eu achei esse "movimento de repúdio" uma grande bobagem. Mas uma das poucas gaúchas a expressar sua discordância da atitude rançosa e sisuda dos coestaduanos foi a cronista Martha Medeiros.

Falar do que ainda não se viu é sempre arriscado, mas pelos comentários que já li, "Turistas" é um "trash" brabo que ninguém está levando a sério. Os próprios americanos detestaram o filme. Nem ao menos se pode acusá-los de mostrar o lado negativo do Brasil, pois o que aparece não corresponde à realidade. E eles sabem disso. Estranho que não houve a mesma indignação em relação a "Como Eliminar Seu Chefe" (Nine to Five), de 1980. A comédia mostra três secretárias, vividas por Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton, sofrendo nas mãos de um chefe abusado e inescrupuloso. Mas no final ele tem o seu castigo: é transferido para o Brasil. Ao saber da notícia, não esconde o seu temor por ter que se mudar para o meio de uma selva. Por fim, uma legenda informa que ele veio a ser devorado por índios canibais.

O fato de uma cidade ou país ser usado de pano de fundo para situações de horror pode ou não ser danoso para a imagem do local. Mas é preciso saber separar a ficção da realidade. Em "Forasteiros em Nova York" (The Out-of-towners), de 1970, Jack Lemmon e Sandy Dennis são um casal que viaja à "Big Apple" para acertar os detalhes de uma nova função que o marido vai assumir. Os dissabores já começam na chegada, quando o avião se atrasa e é obrigado a pousar em outro aeroporto. A partir dali, enfrentam toda a sorte de revezes, em que a cidade grande se mostra impiedosa e predadora. Ao final, decidem continuar na tranqüilidade do interior. Como será que os nova-iorquinos reagiram a esse filme?

Repito que sou avesso a movimentos xenófobos. Mas, no caso de "Turistas", acho que o boicote se justifica pela ruindade do filme. E de qualquer forma duvido que alguém, em qualquer parte do mundo, venha a acreditar que aquele é o verdadeiro Brasil.