sexta-feira, setembro 15, 2006

Roubo de perfis no Orkut

Vocês já devem ter ouvido falar em roubo de perfis no Orkut. Já me aconteceu, há muito tempo, de assumir o perfil de outro por falha de sistema. Mas hoje vi uma mensagem no mural de outro integrante que com certeza tinha o objetivo de roubar perfis. Redigida assim:

"Olha que absurdo esta comunidade...Além de zuaram os falecidos, zoam também seus familiares...http://www.orkut-com-community-aspx-cmm-65071.dahora.net. Vamos denunciar e acabar com essa comunidade q não tem nada a acrescentar a nós usuários do orkut...DENUNCIEM..."

Quando você clica no link, aparentemente encontra a tela de entrada do Orkut, pedindo seu usuário e senha. Mas não é a tela verdadeira. Olhem bem o endereço: parecido não é igual. Se você digitar seus dados e clicar no botão para entrar, as informações serão enviadas para algum usuário mal intencionado, que poderá facilmente se logar no seu perfil e trocar a senha. Normalmente eu não copio os endereços ou links quando faço este tipo de alerta, mas aqui decidi informar, até para que alguém investigue mais a fundo, se desejar.

Houve uma época em que o Orkut realmente falhava bastante e voltava para a tela inicial sem motivo algum. Eu apenas clicava no botão "voltar" no navegador para não ficar andando em círculos. Mas desta vez não é falha do Orkut: é "phishing", mesmo.